Seja bem-vindo
Rio Grande,23/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Seis meses após vinda de Lula a Rio Grande, contratos entre Estaleiro Rio Grande e Transpetro são homologados

Contrato de construção de quatro navios gaseiros do tipo Handy devem gerar cerca de 1,5 mil empregos; Contratações devem ocorrer entre dezembro e janeiro


Seis meses após vinda de Lula a Rio Grande, contratos entre Estaleiro Rio Grande e Transpetro são homologados Foto: Divulgação
Publicidade

Seis meses após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Rio Grande, os contratos entre o Estaleiro Rio Grande e a Transpetro foram homologados, confirmando a construção de quatro navios do tipo Handy no município. O projeto representa a retomada concreta do Polo Naval e deve gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos, com as primeiras contratações previstas para ocorrer entre dezembro e janeiro.

O anúncio foi confirmado nesta terça-feira, 19, pelo presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, ao deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT). “Sem dúvida é uma grande notícia para o setor naval e para a nossa comunidade rio-grandina. Isso significa geração de 1.500 empregos diretos e a certeza de que a retomada do polo naval agora é uma realidade”, destacou o parlamentar.

O contrato, assinado em fevereiro deste ano, prevê investimento de US$ 278 milhões para a construção das embarcações, cada uma avaliada em US$ 69,5 milhões. O consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren venceu a licitação da Transpetro após cumprir todas as etapas do edital. Os navios serão utilizados no transporte de derivados de petróleo pela costa brasileira.

As embarcações contarão com soluções que garantem maior eficiência energética e redução de 30% nas emissões de gases do efeito estufa, em conformidade com as normas da Organização Marítima Internacional (IMO). Também poderão operar com bunker ou biocombustíveis, alinhando-se às práticas mais sustentáveis do setor.

Em dezembro do ano passado, o diretor-geral do Estaleiro Rio Grande, Ricardo Ávila, afirmou que a empresa já trabalhava na etapa de engenharia, essencial para o início da construção. A Ecovix, responsável pela operação do estaleiro, reforçou que priorizará a contratação de mão de obra local.

Além disso, a companhia participa de outras duas licitações da Transpetro, que podem resultar na construção de mais oito navios gaseiros em Rio Grande. Caso seja vencedora, a demanda por trabalhadores deve aumentar ainda mais, consolidando o município como um polo estratégico da indústria naval brasileira.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.