Representantes da Cidade do Rio Grande irão receber Medalha Preta Roza, honraria que reconhece o protagonismo de mulheres negras
A entrega das medalhas irá ocorrer no dia 24 de julho, em Pelotas. Na oportunidade, as rio-grandinas homenageadas serão a secretária de Assistência Social, Dianelisa Peres, além de Valesca Rodrigues Soares e Kaiane Pereira da Rosa.

No próximo dia 24 de julho, três mulheres da Cidade do Rio Grande irão receber a Medalha Preta Roza, honraria que irá destacar o protagonismo de mulheres negras no Rio Grande do Sul. As homenageadas são a secretária de Assistência Social, Dianelisa Peres, além de Valesca Rodrigues Soares e Kaiane Pereira da Rosa.
A honraria, idealizada pela deputada estadual Laura Sito (PT), integra a programação do Julho das Pretas, agenda nacional que celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e tem como objetivo valorizar a trajetória de mulheres negras que atuam de forma significativa em suas comunidades e áreas de atuação.
Ao todo, cerca de 300 mulheres foram homenageadas em todo o Estado. A cerimônia de entrega acontecerá às 18h, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com entrada gratuita e aberta ao público.
A medalha leva o nome de Preta Roza, mulher negra escravizada que foi estrategista e combatente no quilombo de Manoel Padeiro, na década de 1830. Sua história inspira a valorização das lutas negras femininas ao longo da história, promovendo reconhecimento, reparação e justiça social.
COMENTÁRIOS