Retomada do Polo Naval ainda aguarda início das obras; promessa é por contratação de mão de obra local
Com a proximidade do prazo para o início da construção das embarcações, cresce a expectativa da população por atualizações mais concretas. A previsão é de que mais de 1,6 mil empregos sejam gerados

Meses após o anúncio da retomada do Polo Naval em Rio Grande, a expectativa em torno do início das atividades permanece alta entre a população rio-grandina e as lideranças locais. Em fevereiro deste ano, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram assinados os contratos para a construção de quatro navios do tipo Handy, encomendados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. O investimento previsto é de US$ 278 milhões.
Na época, a Ecovix projetava o início das obras para até setembro. Contudo, a movimentação no Estaleiro Rio Grande, sob gestão da Ecovix, ainda não reflete o volume de empregos prometido. Com a proximidade do prazo, cresce a ansiedade da população por atualizações mais concretas. A previsão é de que mais de 1.600 empregos diretos sejam gerados ainda este ano.
Esclarecimentos da Ecovix
Em nota enviada ao O Litorâneo, a empresa esclarece que, atualmente, o Estaleiro está sendo preparado para iniciar as atividades. Além disso, promete que a prioridade será a contratação de mão de obra local, assim que os trabalhos forem iniciados. “Estamos avançando na preparação do estaleiro para iniciar as atividades de construção, o que deve ocorrer ao longo deste semestre, em cronograma que estamos trabalhando com a Transpetro. Em relação às contratações, elas seguirão o cronograma da obra e serão iniciadas ainda este ano, de forma intensa a partir do próximo ano. Já estamos atuando junto ao Sistema S para priorizarmos a mão de obra local”, afirma a nota.
Além disso, a empresa também afirma que a fase de preparação compreende o treinamento das equipes já atuantes na empresa para os blocos de produção e, principalmente, a parte de engenharia dos navios. "Temos uma estrutura privilegiada para executar esse projeto, com a possibilidade de produção simultânea de embarcações. Seguimos vislumbrando novas oportunidades, que não são apenas do Estaleiro, mas para toda a região", afirma o diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila.
Os navios da classe Handy serão aptos a transportar produtos claros derivados de petróleo, como diesel marítimo, diesel S10, diesel S500 e gasolina de aviação (GAV). A Transpetro considera essas embarcações estratégicas para a logística de cabotagem e para a ampliação da produção da Petrobras.
Cronograma de produção
Em fevereiro, a Ecovix havia informado que o projeto seria dividido em duas fases. A primeira, com previsão para o primeiro semestre de 2025, incluiria adaptações estruturais, a atualização de ferramentas e o desenvolvimento de projetos de engenharia no Estaleiro. Já no segundo semestre, a projeção era de que o trabalho estaria voltado para a construção das embarcações, com a primeira entrega programada para o final de 2027.
No auge do Polo Naval, em 2013, o Estaleiro Rio Grande chegou a ter mais de 20 mil postos de trabalho com a construção de cascos e módulos para plataformas. Agora, com a construção dos navios Handy a expectativa é para que o município do Rio Grande retome sua posição no setor naval, trazendo novas oportunidades e desenvolvimento para a região.
COMENTÁRIOS