13ª Conferência Municipal da Saúde finaliza plano para 2026/2029; confira as propostas aprovadas
Durante o evento, delegados debateram propostas em quatro eixos temáticos: Atenção Primária, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde e Gestão e Conselho de Saúde.

A 13ª Conferência Municipal da Saúde, realizada nos dias 10 e 11 de julho nas dependências do HU-FURG encerrou suas atividades com a aprovação do novo Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029. Durante o evento, delegados debateram propostas em quatro eixos temáticos: Atenção Primária, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde e Gestão e Conselho de Saúde.
O documento final, que ainda passará por uma redação unificadora para consolidar propostas semelhantes, será encaminhado ao Conselho Municipal da Saúde até o mês de agosto para aprovação definitiva.
Entre as propostas aprovadas no eixo de Vigilância em Saúde, destacam-se a ampliação de ações educativas sobre vacinação, com foco na melhoria da comunicação com a população sobre imunizações, incluindo a vacinação contra a covid-19. Também foi aprovada a implementação da autoridade sanitária para os profissionais da Vigilância em Saúde do Trabalhador, conforme a legislação nacional, além da criação e execução de um Código Sanitário Municipal que defina as atribuições de cada área de vigilância no município.
Na área de Atenção Especializada, foram aprovadas a ampliação das consultas com especialistas, com ênfase em neurologia e oftalmologia, além da expansão dos serviços de fisioterapia para reabilitação, aumento da oferta de cirurgias e a implantação de um serviço de pronto-atendimento 24 horas na região central da cidade.
No eixo da Atenção Primária, os delegados aprovaram a instalação de painéis de chamada nas recepções das UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), com infraestrutura adequada como computadores, internet e televisores. Também foi aprovada a ampliação e qualificação das equipes da Estratégia Saúde da Família, com a inclusão de profissionais como terapeutas ocupacionais, além do fortalecimento das equipes de saúde bucal.
Já no eixo de Gestão e Conselho de Saúde, foram elencadas propostas como a abertura do SPA do HU-FURG para atendimento à comunidade, especialmente em regiões de difícil acesso, a adoção de ações afirmativas e cotas para profissionais africanos em concursos da saúde, ampliação de equipes multiprofissionais com foco em pessoas com necessidades especiais, prioridade no atendimento a pacientes com fibromialgia, implantação de uma política municipal de atenção à fibromialgia e a realização de concursos públicos para agentes comunitários de saúde, enfermeiros, odontólogos e médicos.
A conferência foi encerrada com uma apresentação cultural do grupo Filhos de Aruanda, que abordou os temas “sociedade, preconceito e diferença”. Pela manhã, a programação contou com uma palestra da ex-secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, que discutiu “Os desafios do SUS e a importância do planejamento”.
COMENTÁRIOS