Pelotas realiza evento preparatório para a COP30
Pelotas é uma das seis cidades do Brasil a sediar as plenárias das juventudes dos biomas, que vão escolher representantes para a conferência mundial que este ano será realizada no Brasil

Na próxima segunda-feira, 14, e terça-feira, 15, a cidade de Pelotas irá receber a Juvente do Bioma Pampa, para uma imersão em debates, formação e construção coletiva rumo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém, no Pará, com participação de delegações de mais de 190 países. Pelotas é uma das seis cidades do país escolhidas para sediar as Plenárias das Juventudes nos Biomas Preparatórias para a COP30, promovidas pela Secretaria Nacional da Juventude.
Voltado a jovens de 18 a 29 anos que vivem nos municípios do Bioma Pampa, que cobre cerca de 60% do território do Rio Grande do Sul, o evento contará com rodas de conversa, painéis temáticos, oficinas e uma visita técnica a campo. O objetivo é construir um documento síntese com propostas da juventude e eleger dois representantes do Pampa para compor a delegação brasileira na COP30.
A plenária também será um espaço de escuta ativa das juventudes e mobilização em torno das mudanças climáticas, justiça territorial, acesso à água e preservação da biodiversidade. O encontro em Pelotas é organizado localmente pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) da Prefeitura, com apoio do Governo do Estado, UNICEF, Conselho Nacional da Juventude e outros parceiros.
Visita ao Bioma integra programação
No segundo dia do encontro, os participantes terão a oportunidade de realizar uma visita a campo conduzida pela equipe do projeto Biodiversidade do IFSul campus CaVG. A trilha, com aproximadamente 1,6 quilômetro de extensão, é de nível moderado e tem duração prevista de uma hora. O trajeto permite contato direto com formações típicas do Pampa, como campos nativos, planícies alagadas e mata ciliar. Recomenda-se que os participantes levem um par de calçados extra, preferencialmente botas de borracha.
COMENTÁRIOS