Seja bem-vindo
Rio Grande,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Projeto da UFPel desenvolve sistema de gamificação para reduzir consumo de energia em prédios públicos

Projeto une tecnologia, gamificação e inteligência artificial para reduzir o consumo de energia em prédios públicos, com foco inicial em campi universitários.


Projeto da UFPel desenvolve sistema de gamificação para reduzir consumo de energia em prédios públicos Foto: divulgação
Publicidade

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está desenvolvendo um projeto com foco na redução de consumo de energia em prédios públicos, sobretudo, em campi universitários. Concebido no âmbito do Programa de Bom Uso Energético da Universidade Federal de Pelotas (Proben/UFPel), a pesquisa pretende usar tecnologia, gamificação e inteligência artificial para promover a eficiência energética em edifícios públicos, com foco inicial em campi universitários.


A proposta é parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) e conta com apoio financeiro da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), em parceria com a UFPel, a SII Indústria e Tecnologia Ltda (SiiSmart) e a intervenção da Fundação Delfim Mendes Silveira.


O objetivo central é engajar os usuários, estudantes, professores e servidores, a adotarem comportamentos mais sustentáveis por meio de jogos interativos, metas e recompensas. O projeto parte da constatação de que o comportamento dos ocupantes tem impacto direto no consumo de energia, muitas vezes maior do que o próprio projeto arquitetônico e os sistemas instalados.


A estratégia consiste em aplicar técnicas de gamificação com suporte de sensores, aplicativos móveis e sistemas em nuvem, que medem e analisam o consumo em tempo real. A inteligência artificial será usada para entender o perfil dos usuários e estimular ações conscientes no uso de iluminação, climatização e outros recursos. Dividido em quatro grandes etapas, o projeto inclui a organização das equipes técnicas envolvidas; o desenvolvimento e teste de um protótipo de gamificação em laboratório; a aplicação do sistema em um prédio universitário real, com monitoramento de consumo e engajamento; e a divulgação dos resultados, com produção de artigos científicos e workshops. O modelo será testado no Bloco 2 do Centro de Artes da UFPel.


O projeto conta com uma equipe multi e transdisciplinar de professores, servidores e alunos de graduação e pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) e Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC). A coordenação é do professor Antonio César Silveira Baptista da Silva, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURb), em parceria o professor Anderson Priebe Ferrugem, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) e com a SiiSmart.


Com duração prevista de dois anos, a iniciativa tem um orçamento de aproximadamente R$ 3,6 milhões, sendo 80% financiado pelo PROCEL e o restante vindo de contrapartidas das instituições participantes. A expectativa é que o modelo, se bem-sucedido, possa ser replicado em outras edificações públicas no Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.