FURG abre inscrições para pós-graduação em Cultura Oceânica
O curso de Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica será ofertado a distância e tem início previsto para o segundo semestre de 2025, com foco em sustentabilidade e formação docente

Estão abertas as inscrições para a primeira turma da Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica, promovida pelo Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES). O curso será ofertado na modalidade a distância, com início no segundo semestre de 2025, e visa capacitar professores da Educação Básica para incorporar o tema de forma transversal nas práticas pedagógicas.
Com duração de 18 meses e carga horária de 360 horas, a especialização contará com aulas síncronas e atividades a distância. A proposta busca ampliar a compreensão sobre a relação entre o ser humano e o oceano, promovendo uma abordagem integrada das dimensões ambientais, sociais, econômicas e legais.
Editais abertos e prazos para inscrição
Com três editais abertos, estudantes deverão realizar as suas inscrições por meio do Sistema de Inscrições dos Cursos de Pós-graduação da FURG, o Siposg, até o dia 30 de junho; já os tutores de polo terão até a próxima terça-feira, 17, para realizar as suas inscrições, diretamente no Sistema de Inscrições da FURG, o Sinsc; por fim, os professores formadores também deverão manifestar seu interesse via sinsc (clicando aqui), no entanto, o prazo de inscrições vai até o dia 26 de junho.
Sobre o curso
A proposta de criação de um curso de Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica visa atender à urgente necessidade de promover a Cultura Oceânica na Educação Básica e de aprimorar continuamente os educadores, com vistas a fortalecer os valores de responsabilidade social e sustentabilidade.
Vale ressaltar que o Ministério da Educação (MEC) apoia a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu à distância, desde que ministrados por instituições de ensino devidamente credenciadas para Educação a Distância, em conformidade com a Resolução CNE/CES Nº 1 de 06 de abril de 2018.
A iniciativa é fruto da colaboração entre instituições de ensino distribuídas por quatro regiões brasileiras: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a FURG.
Essa rede de instituições proponentes atuará na elaboração de produtos educacionais alinhados às especificidades de cada região brasileira, incorporando práticas inovadoras de ensino e o uso de novas tecnologias para enriquecer a prática docente e promover o avanço do conhecimento.
Ineditismo
Alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU/UNESCO, foi assinado em abril deste ano um Protocolo de Intenções em Brasília, entre MEC e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), tornando o país pioneiro na articulação entre educação e cultura oceânica.
Nesse contexto, o Curso de Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica visa formar professores da Educação Básica no campo da Cultura Oceânica e Sustentabilidade, ampliando o entendimento sobre a importância do Oceano em nossas vidas e a nossa relação com o Oceano.
Para atingir esse fim, os conhecimentos teóricos e práticos sobre a Cultura Oceânica e Sustentabilidade serão oferecidos por meio de uma abordagem integrada das temáticas ambientais, sociais, econômicas e legais, o que possibilitará aos cursistas incorporarem esses conteúdos às suas práticas pedagógicas, tanto em sala de aula quanto na comunidade escolar, independentemente da região de localização e da proximidade com o oceano.
A proposta integra o compromisso do Governo Brasileiro no desenvolvimento de um Currículo Azul nos níveis municipal, estadual e federal, em consonância com uma das metas estabelecidas pela Unesco e se soma à mobilização de estudantes através do Programa Escola Azul.
Quem pode pleitear uma vaga?
As vagas são destinadas, preferencialmente, a professores de qualquer área do conhecimento que estejam em regência na Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio) no sistema público de ensino. Para o preenchimento de vagas remanescentes, poderão ser contemplados outros profissionais, na seguinte ordem de prioridade: Professores da rede pública de qualquer área do conhecimento que não estejam em regência na Educação Básica; Professores da rede privada de qualquer área do conhecimento que estejam em regência na Educação Básica; e Licenciados de qualquer área do conhecimento que não estejam atuando na Educação Básica.
São 150 vagas disponíveis nos polos de apoio presenciais de seis cidades, sendo 30 para Rio Grande, São Lourenço do Sul e Novo Hamburgo e 20 para Mostardas, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar.
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