Seja bem-vindo
Rio Grande,03/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Estudantes da Vila Mangueira arrecadam 2,2 toneladas de resíduos plásticos em prol da educação ambiental

Com viés pedagógico e sustentável, o projeto Plastitroque, iniciativa promovida pela Braskem, destinou o montante aos grupos de triagem parceiros do Núcleo de Coleta da SMSU


Estudantes da Vila Mangueira arrecadam 2,2 toneladas de resíduos plásticos em prol da educação ambiental Foto: divulgação
Publicidade

Nos dias 21 e 22 de maio, alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ramiz Galvão, localizada na Vila Mangueira, em Rio Grande, arrecadaram 2,2 toneladas de resíduos plásticos como parte da terceira edição do projeto Plastitroque, iniciativa da Braskem com foco em educação ambiental e economia circular. Assim, os resíduos coletados pelos estudantes, tais como embalagens, garrafas e tampinhas plásticas, foram convertidos em “plasticoins”, moedas simbólicas que podem ser trocadas por kits de alimentos ou material escolar. Nesta edição, 640 kits foram distribuídos entre os participantes.


Com participação de 160 estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA), a ação teve caráter pedagógico e sustentável. Dessa forma, o montante foi destinado aos grupos de triagem vinculados ao Núcleo de Coleta da Secretaria de Município de Serviços Urbanos (SMSU), ampliando o impacto ambiental e social da iniciativa.


De acordo com a dirigente do Núcleo, Neusiane Chaves de Souza, a atividade contribui não só para o aumento da qualidade do material entregue às cooperativas, mas também para a conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva, entendida como uma prática que envolve benefícios ambientais, sociais e econômicos. “Além da atividade contribuir com a entrega de um resíduo reciclável com um valor agregado maior às cooperativas e associações, ela também possibilita um momento de reflexão sobre a coleta seletiva. E a comunidade só vai participar deste serviço quando entender a sua importância, que vai além do aspecto ambiental. Coleta seletiva é uma questão ambiental, social e econômica”, destaca.




Segundo a diretora da escola, Cristiane Pegas Jaegger, o envolvimento da comunidade tem sido crescente a cada edição, refletindo o impacto positivo do projeto tanto na mobilização quanto na aprendizagem dos alunos. “As crianças sempre perguntam quando vai ter nova edição. Há um grande envolvimento dos alunos, familiares e colaboradores e um número muito expressivo de resíduos plásticos arrecadados. O projeto, ainda, contribuiu muito na questão pedagógica e na educação ambiental”, comenta.


Por fim, o gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, ressaltou que ações como essa fortalecem a relação da empresa com as comunidades e mostram o potencial de mobilização local em prol da sustentabilidade. “O Plastitroque é um dos muitos projetos e iniciativas que mantemos com as comunidades onde operamos, e Rio Grande é exemplo quando o assunto é mobilização social.  Recentemente tivemos a oportunidade de estreitar esse vínculo ainda mais no município com a entrega de mobiliários sustentáveis junto à Prefeitura. Mantemos uma relação essencialmente positiva.”, conclui.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.