Babalorixá Pai Luciano do Bará, da Cidade do Rio Grande, é indicado ao Prêmio Oscar Africanista
A premiação reconhece líderes e entidades que se destacaram por sua dedicação à espiritualidade e ao trabalho comunitário.

O Conselho Federativo dos Cultos Afro-Umbandistas da América do Sul (Afroconesul) irá realizar, no próximo sábado, 17, a premiação Oscar Africanista, que homenageia líderes e entidades que se destacaram por sua dedicação à espiritualidade e ao trabalho comunitário. Com o nome de “Exu senhor dos sete cruzeiros do Universo” , o evento irá reunir autoridades religiosas e culturais de diferentes regiões do estado e de países vizinhos.
Pela 11ª vez, Rio Grande estará presente no evento, através da participação do Babalorixá e embaixador dos Cultos Afros, Pai Luciano do Bará, que recebeu a indicação para receber o prêmio. Segundo o líder religioso, sua missão na religião iniciou ainda jovem e, desde então, busca representar com excelência as tradições afro-religiosas da Cidade do Rio Grande.
Em 2015, Luciano recebeu o título de Cônsul dos Cultos Afros, em Curitiba, por sua atuação destacada na promoção da religiosidade e da cultura. No ano seguinte, em 2016, foi agraciado com o título de Comendador dos Cultos Afros, em Porto Alegre, por suas contribuições excepcionais às causas religiosas e culturais. recebeu o troféu Globo de Ouro, em 2017/2018Em 2022, foi oficialmente nomeado Embaixador dos Cultos Afros, reafirmando seu papel como referência na preservação da diversidade de fé.
Em 2023, foi novamente reconhecido internacionalmente durante uma cerimônia em Montevidéu, no Uruguai, sucessivas vitórias no próprio Oscar Africanista, do qual já recebeu dez estatuetas e três títulos de Destaque Internacional. Pai Luciano do Bará também é o idealizador e organizador da tradicional Procissão de Santa Bárbara/Iansã, que acontece anualmente no dia 04 de dezembro e integra oficialmente o calendário municipal de eventos do Rio Grande.
COMENTÁRIOS