DNIT pode assumir gestão do Polo Rodoviário de Pelotas em março de 2026 após descarte de renovação com Ecovias Sul
Audiência Pública realizada quinta-feira, 20, com foco em um novo modelo de pedágio, reuniu autoridades e representantes do Ministério dos Transportes e do DNIT

Nesta quinta-feira, 20, foi realizada no auditório do IFSUL, em Pelotas, uma audiência pública em defesa de um novo modelo de pedágio no Polo Rodoviário de Pelotas. O encontro, promovido pela Frente Parlamentar defensora do tema, contou com com representantes do Ministério dos Transportes, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e autoridades locais.
Nos últimos dias, houve diversas especulações sobre a possibilidade de o polo rodoviário ficar sem cobrança de pedágio em março de 2026 e a possibilidade de a Ecovias Sul (antiga Ecosul) firmar um contrato temporário para evitar que a rodovia ficasse sem concessão. Na oportunidade, o Ministério do Transporte descartou a renovação do contrato com a concessionária e confirmou que o DNIT assumirá a gestão do Polo Rodoviário de Pelotas a partir de março de 2026, quando encerra o contrato da Ecovias Sul.
O Polo Rodoviário de Pelotas é composto por 457,3 quilômetros de rodovias, incluindo a BR-116, que se estende por 260,5 quilômetros entre Camaquã, Pelotas e Jaguarão, e a BR-392, que percorre 196,8 quilômetros, passando por Rio Grande, Pelotas e Santana da Boa Vista.
Durante a audiência, o deputado federal Daniel Tzerciak (PSDB) usou as redes sociais para informar que não haverá renovação do contrato com a Ecovias Sul para a cobrança de pedágios na região. Ele também descartou a possibilidade de um “contrato tampão”, caso o processo licitatório não seja concluído a tempo.
Atualmente, o contrato com a concessionária, que abrange as rodovias BR-116 e BR-392, está previsto para vencer em março de 2026. Caso a licitação não seja finalizada até lá, o Dnit assumirá a administração das rodovias, garantindo a continuidade dos serviços de infraestrutura no Polo Rodoviário de Pelotas. A audiência de quinta-feira, 20, foi o primeiro encontro e outras estão previstas ao longo do período em que o Ministério dos Transportes estará elaborando o contrato para a nova licitação.
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