Curta-metragem rio-grandino é exibido em festival na França
Curta-metragem “O Cinema Acabou” protagonizado e co-roteirizado por Lorena Zanetti e dirigido por Lincoln Péricles é exibido no festival Regards Satellites

O cinema rio-grandino ultrapassou as barreiras do município e alcançou o mundo. Na última quarta-feira, 29, o curta-metragem ‘O Cinema Acabou’, gravado em Rio Grande, teve sua estreia mundial na França, no festival Regards Satellites.
Protagonizado e co-roteirizado por Lorena Zanetti e dirigido por Lincoln Péricles, o curta foi exibido no cinema L’Écran, abrindo a sessão do filme A Cidade é Uma Só?, de Adirley Queirós. Segundo Lorena Zanetti, a seleção do curta é muito significativa, pois o festival celebra o cinema independente e periférico, destacando o Brasil no contexto do Ano do Brasil na França. Além disso, O Cinema Acabou teve a honra de abrir o festival.
O filme teve uma mostra de processo na 6ª Mostra de Cinema Latino-Americano do Rio Grande e conta com o apoio do Núcleo de Produção Audiovisual OfCine, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Rio Grande. A distribuição é da Cajuína Audiovisual.
A história
A obra aborda um tema fortemente ligado à cidade: a relação entre pertencimento e deslocamento. O enredo acompanha a trajetória de uma atriz centenária de Rio Grande, que tentou diversas vezes sair para seguir sua carreira, mas sempre retornou. O filme ressignifica a cidade, questionando a ideia de que ir embora é melhor do que ficar e reafirma Rio Grande como um espaço de resistência e potência criativa.
Ficha técnica:
Direção e montagem: Lincoln Péricles (LK)
Elenco e roteiro: Lorena Zanetti e Lincoln Péricles (LK)
Pesquisa: Ana Luíza Souza
Direção de fotografia: Claudia Feltrin
Direção de som e AD: Jean Amaral
Finalização de imagem: Rebeca Francoff
Finalização de som: Adryan Copello
Produção: Astúcia Filmes
Distribuição: Cajuína Audiovisual
Apoio: NPA Ofcine
O festival
A 3ª edição do Festival Regards Satellites acontece entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro, reunindo artistas, pensadores e públicos. O evento funciona como "um verdadeiro trampolim para cineastas independentes e inovadores", segundo o jornal francês Cinéma L’Écran de Saint-Denis. Após uma pausa de dois meses, a programação retorna entre os dias 3 e 6 de abril. Todo o evento ocorre na comuna de Saint-Denis, região periférica de Paris.
COMENTÁRIOS