Fernando Marroni (PT) toma posse como prefeito de Pelotas e retorna ao Executivo após 20 anos
Marroni recebeu o cargo de Paula Mascarenhas (PSDB) e deu início ao novo governo, acompanhado pela vice-prefeita Daniela Brizolara (PSOL), a primeira mulher negra a ocupar o cargo na história do município.

Na tarde de quarta-feira, 1º, ocorreu a cerimônia de posse do prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), marcando seu retorno ao cargo de chefe do Executivo após 20 anos. Em evento realizado no auditório do Sicredi, Marroni recebeu o cargo de Paula Mascarenhas (PSDB) e deu início ao novo governo, acompanhado pela vice-prefeita Daniela Brizolara (PSOL), a primeira mulher negra a ocupar o cargo na história do município.
Além disso, foram apresentados os 21 secretários do primeiro escalão e o presidente do Sanep, responsável pelo tratamento de água e esgoto na cidade. Até o momento, o prefeito não divulgou todos os nomes que irão compor as secretarias.
O retorno de Marroni, que já havia sido prefeito entre 2001 e 2004, é resultado de uma disputa histórica no segundo turno das eleições municipais de 2024. O petista obteve 50,36% dos votos válidos, superando Marciano Perondi (PL) por uma margem de apenas 1.263 votos, consolidando a eleição mais disputada dos últimos anos em Pelotas. A vitória de Marroni encerrou os 12 anos consecutivos de gestão do PSDB, que esteve à frente da prefeitura com Eduardo Leite e Paula Mascarenhas.
COMENTÁRIOS