Justiça federal devolve outorga do projeto da Termelétrica do Rio Grande para o grupo Bolognesi
Projeto bilionário havia sido arquivado em fevereiro deste ano. Agora, Aneel poderá entrar com recurso

Na quinta-feira, 2, a Justiça Federal determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devolva a outorga de autorização da construção da Termelétrica para a empresa Bolognesi. Em decisão judicial, também estabeleceu que a Agência analise a transferência do projeto para o Grupo Cobra, empresa que deseja assumir o empreendimento. O Grupo Bolognesi havia adquirido a outorga do projeto no ano de 2015, contudo, não conseguiu cumprir com os prazos estabelecidos.
Em fevereiro deste ano, a Aneel havia arquivado o projeto da Termelétrica. Na época, o diretor-relator do processo, Hélvio Guerra, não reconheceu o requerimento administrativo interposto pelas empresas Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia S.A., Bolognesi Energia S.A. e Termelétrica Rio Grande S.A.
O empreendimento da Termelétrica em Rio Grande terá um investimento de cerca de R$6 bilhões, sendo um sonho antigo da região sul. Segundo o projeto, a Termelétrica será planejada para uma capacidade de 1.238 mil MW. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Fábio Branco celebra a notícia.
"É uma notícia excelente, porque é um projeto estruturante, que gera emprego, gera desenvolvimento, é fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Essa estratégia foi uma administrativa que a Aneel, de maneira equivocada, indeferiu o pedido de análise de transferência e que, agora, em decisão judicial, a justiça fez essa determinação e essa sentença", comenta.
COMENTÁRIOS