Porto Alegre volta a ter voo direto para Santiago, no Chile
A rota havia deixado de operar durante a pandemia. O secretário de turismo salienta que retorno reflete o crescimento do interesse turístico pelo RS

Neste domingo, 26, o voo da Latam que conecta Porto Alegre a Santiago, no Chile, voltou a operar no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A cerimônia de abertura ocorreu no portão de embarque do check-in internacional e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Turismo, Vilson Covatti, o cônsul-geral do Chile em Porto Alegre, Aldo Famoralo, a COO (chief operation officer) da Fraport, Sabine Trenk, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), Lúcia Bentz, e a coordenadora sênior de Relações Institucionais da Latam, Lígia Sato.
Covatti destacou que a retomada do voo representa o crescimento do interesse turístico pelo Rio Grande do Sul e a importância dessa rota para a qualidade de vida dos viajantes entre os dois destinos. Durante a pandemia, o voo deixou de operar, mas agora será retomado com uma frequência de três viagens semanais, com duração de cerca de três horas cada. As viagens inaugurais de ida e volta tiveram uma lotação de mais de 80% da capacidade das aeronaves.
A Latam já opera em Porto Alegre e Caxias do Sul e planeja ampliar sua atuação para Passo Fundo, conectando o município diretamente ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde a empresa tem grande parte de sua operação, com cerca de 310 voos por dia.
A recuperação gradual dos negócios das companhias aéreas, que sofreram uma queda durante a pandemia de covid-19, terá um impacto direto na visitação ao Estado. No quarto trimestre de 2022, a Latam recuperou cerca de 80% do fluxo de passageiros em relação ao mesmo período de 2019. No Rio Grande do Sul, a companhia teve um aumento de 42% de janeiro a setembro de 2022 em relação a 2021, impulsionado em grande parte pela rota inaugurada no último ano, que liga Caxias do Sul a Guarulhos em voos diretos diários.
COMENTÁRIOS