Seja bem-vindo
Rio Grande,28/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Eduardo Leite é reeleito governador do Estado do Rio Grande do Sul

Com 89,63% das urnas apuradas, Eduardo Leite cumprirá seu segundo mandato até 2026.

Reprodução/Redes Sociais
Eduardo Leite é reeleito governador do Estado do Rio Grande do Sul

Neste domingo, 30, de outubro, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite foi reeleito matematicamente governador do estado do Rio Grande do Sul com mais de 89,63% das urnas apuradas, vencendo seu adversário, Onyx Dornelles Lorenzoni. Após uma disputa acirrada com Edegar Preto no primeiro turno pela segunda vaga no pleito deste domingo, Eduardo confirmou as expectativas baseadas nas pesquisas eleitorais e se tornou o primeiro governador na história do estado a se reeleger. 

Eduardo Leite iniciou sua carreira política muito jovem ao se filiar com apenas 16 anos ao PSDB, e logo aos seus 19 anos teve sua primeira disputa eleitoral em 2004 onde candidatou-se a uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de sua cidade-natal, Pelotas, ficando na suplência. Em 2008 Eduardo Leite se candidatou novamente a vereador de pelotas, onde foi eleito com mais de quatro mil votos. Eduardo Leite optou em 2012 por se candidatar a prefeito da cidade de Pelotas, e contou com o apoio do então atual prefeito Fetter Júnior. Leite foi eleito com 110.823 mil votos e assumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 2013 e encerrou seu mandato com 60% de aprovação durante seu governo. Entretanto decidiu não tentar seu segundo mandato seguido. 

Eduardo Leite então decidiu por se candidatar ao governo do estado do Rio Grande do Sul em 2018 onde no primeiro turno surpreendeu ao atingir 35,9% dos votos superando o até então governador José Ivo Sartori. No segundo turno Leite foi eleito com 53,62%, totalizando mais de três milhões de votos, tornando-se o governador eleito mais jovem da história do Rio Grande do Sul. Eduardo Leite sonhava tentar uma disputa para a presidência da República. Em novembro passado disputou as prévias do PSDB e perdeu para João Dória.  Em março de 2022, Leite renunciou ao cargo, declarando priorizar naquele momento um “projeto nacional”. Após divergências dentro do partido sobre questões de liderança e apoio, Leite recuou de seus planos nacionais voltando sua atenção novamente para o estado.

Em julho de 2022, o PSDB anunciou oficialmente a candidatura de Eduardo Leite ao cargo que havia deixado poucos meses antes, tentando reconquistar a confiança de um eleitorado historicamente exigente com seus governantes. Até as eleições de 2022, o Rio Grande do Sul jamais havia reeleito um governador, Eduardo Leite enfrentou uma campanha mais difícil do que a de 2018. Chegou ao segundo turno com pouco mais de 2 mil votos de vantagem sobre o terceiro colocado. Após um período eleitoral conturbado e complexo Eduardo Leite se reelegeu governador do estado do Rio Grande do Sul onde terá mandato até o fim de 2026.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.