Seja bem-vindo
Rio Grande,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lula é eleito o novo presidente do Brasil

Eleito neste domingo, 30, com 50,9% dos votos, ex-metalúrgico comandará a Nação Brasileira pela terceira vez.

Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula é eleito o novo presidente do Brasil

Neste domingo, 30 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República pela terceira vez. Com 50,9% dos votos, Lula comandará o Brasil entre 2023 e 2026 depois de uma das disputas mais polarizadas da história moderna brasileira. Lula assumirá o cargo no dia 1º de janeiro de 2023 retornando ao cargo que ocupou entre 2003 e 2010.  

O ex-metalúrgico Lula concorreu a primeira vez ao cargo de presidente da República em 1989 enfrentando Fernando Collor de Mello. Naquele ano, chegou ao segundo turno perdendo o pleito. Em 1994 e 1998 também disputou as eleições e foi derrotado já no primeiro turno por Fernando Henrique Cardoso, que venceu sem a necessidade de um segundo turno. Em 2002, Lula venceu as eleições derrotando José Serra, que foi ministro de Fernando Henrique e disputava o pleito pelo PSDB. Em 2006, quando disputou a reeleição concorreu contra Geraldo Alckmin venceu no segundo turno. Agora, em 2022, Fernando Henrique Cardoso e José Serra abriram o voto para Lula. Alckmin mudou de partido saindo do PSDB para o PSB entrando na chapa presidencial de Lula, como vice-presidente. 

Em 2010, Lula fez sua sucessora no Palácio do Planalto elegendo Dilma Rousseff como presidente da República. Em 2014, Dilma Roussef se reelegeu já sob forte pressão do Congresso e da oposição. O início da Operação Lava Jato que consumiu o Partido dos Trabalhadores e lideranças de muitos outros partidos ajudaram a desestabilizar o Governo petista. Em março de 2016, sob forte pressão da Lava Jato contra o PT, Dilma anunciou Lula como Ministro Chefe da Casa Civil, fato suspenso pelo Supremo Tribunal Federal. No dia 17 de abril a Câmara dos Deputados deu prosseguimento ao impedimento de Dilma consumado em agosto daquele mesmo ano. 

A operação Lava Jato prosseguiu e o então juiz Sérgio Moro condenou Lula à prisão, decisão confirmada em segunda instância. No dia 07 de abril de 2018, Lula foi preso após um comício em São Bernardo do Campo. Lula ficou preso por 580 dias na sede da Polícia Federal em Curitiba. Foi solto após o Supremo Tribunal Federal decidir que a prisão só pode acontecer após o trânsito em julgado. Em 2018, Lula tentou disputar a presidência da República contudo foi barrado pelo TSE, baseado na Lei da Ficha Limpa. Em 2021, seus processos da operação Lava-Jato foram anulados pelo Supremo Tribunal Federal, devolvido-lhe condição de elegibilidade. 

Neste ano de 2022, Lula conseguiu reunir apoiadores dos mais variados espectros políticos. Desde ex-concorrentes de suas eleições presidenciais passadas até mesmo economistas que auxiliaram na formatação do Plano Real. Jair Bolsonaro, presidente até 31 de dezembro, ficou com 49,1% dos votos, sendo o primeiro presidente no exercício do cargo desde a redemocratização a perder uma disputa pela reeleição.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.