Bruna Castro
Vender é difícil
Se você acha que não leva jeito para vender, relaxa, porque eu tenho uma analogia que vai fazer isso parecer a coisa mais natural do mundo.
Se você acha que não leva jeito para vender, relaxa, porque eu tenho uma analogia que vai fazer isso parecer a coisa mais natural do mundo.
Sabe quando você está conhecendo alguém e lança aquele primeiro olhar de "quero conhecer mais"? Esse é o momento de prospectar no mundo das vendas, quando estamos tentando chamar a atenção da pessoa (usamos o termo técnico de lead) como quem flerta com o crush da balada.
Depois, vem a fase de conversa, que é como uma entrevista casual. Você quer descobrir se a pessoa tem o que você procura, se é alguém que vale a pena investir o seu tempo. No mundo das vendas, isso se chama qualificação. É entender se o cliente tem as dores que seu produto ou serviço resolve.
E então, o primeiro encontro acontece. Após o "Oi, tudo bem?", entra em cena o follow-up, aquela mensagem pós-encontro para manter o interesse. É o mesmo que fazemos nas vendas, seja com um e-mail simpático, uma ligação amigável ou até mesmo um emoji carinhoso no WhatsApp. Ou você nunca recebeu um "oi sumida" de alguma loja ou do crush?
Quando chega o momento de negociar, é como se estivéssemos prestes a dar um passo mais sério no relacionamento. É o casamento de interesses, onde você mostra o valor do seu produto ou serviço, conquistando o coração do cliente de vez. Ou do crush.
Então, para quem acha que não sabe vender, eu sempre gosto de dizer: pense nisso como conhecer alguém novo. É uma dança, uma troca de energias, uma construção de conexões. No fim, vender é como conhecer alguém que pode se tornar seu próximo grande amor de cliente! Esse tipo de pensamento tende a deixar a rotina do atendimento mais leve e também pode nos ajudar a sermos mais assertivas quando o papo é marcar um encontro com o carinha do match.
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