Seja bem-vindo
Rio Grande,14/02/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Ique de la Rocha

A força popular da Umbanda e religiões Afro

Novamente uma multidão compareceu à tradicional Festa de Iemanjá.

Ique de la Rocha


A força popular da Umbanda e religiões Afro

Novamente uma multidão compareceu à tradicional Festa de Iemanjá.


Na noite de domingo para segunda-feira um mega público participou da Festa de Iemanjá, no Cassino. Novamente presenciamos uma demonstração de força popular da Umbanda e das religiões Afro. Rio Grande certamente é uma das cidades que mais possui esses centros religiosos. Também são numerosos em Pelotas, Bagé, São José do Norte, Porto Alegre, em várias cidades da Zona Sul e Fronteira do Estado. Contrariam os números do IBGE, que dão um percentual muito inexpressivo de adeptos a essas religiões. Não que haja alguma desonestidade da parte do órgão censitário, mas porque muitos quando indagados sobre sua fé, respondem que são católicos ou cristãos. Até são, mas não deixam de, na hora do aperto, se necessário, procurarem uma ajuda espiritual nessas religiões.

Aí está um outro aspecto positivo da Umbanda e dos cultos afros. Eles não tem nenhuma intenção de fanatizar fiéis. Muito pelo contrário, incentivam a liberdade de pensamento, de opinião e permitem as pessoas a frequentarem o que quiserem. Para a Umbanda, o Batuque e o Candomblé, não tem importância se os consulentes professam outra fé. Isso nem é perguntado, porque não faz diferença, assim como Cristo nunca perguntou a fé das pessoas. Deus ama a todos, até o diabo, que em nossa opinião, e das correntes reencarnacionistas, nada mais é que um espírito desencarnado iludido no caminho do mal, mas que um dia irá cansar de sofrer e se arrependerá de seus erros, retomando o caminho do bem que o levará a Deus. Para isso teremos ainda várias vidas pela frente, que são oportunidades de resgates dos nossos erros, de aprendizado e de evolução espiritual. Pode demorar, mas Deus nos deu a vida eterna e sabe esperar o retorno de seu filho.

Como umbandista, que me considero hoje, não tenho dúvidas de que trata-se também de uma religião cristã. Aliás, a que mais se aproxima do Evangelho do Cristo, que pregou a humildade. Não existe, entre as que conheço, religião mais humilde que a Umbanda. Tão criticada ou mesmo agredida e que não ataca ninguém. Que pode ser exercida num belo prédio, mas também numa casa simples ou numa garagem. Que nos seus terreiros tem dezenas de fiéis ou meia dúzia apenas. Conheci uma casa que tinha apenas quatro pessoas na corrente. Mas Cristo disse: “onde se reunirem uma ou mais pessoas em meu nome eu lá estarei”. Nos centros de Umbanda a principal imagem do congá (altar) é a de Cristo e a pregação dos espíritos aos consulentes baseia-se nas lições que Ele nos deixou. Podem perguntar a qualquer umbandista se acredita em Jesus Cristo e a resposta será afirmativa.

O Batuque e o Candomblé são diferentes da Umbanda e cultuam as forças da natureza. Assim como existe o Panteão Romano, o Panteão Grego, existe o Panteão Africano, formado pelos orixás. São religiões que, quando bem conduzidas, só atraem energias positivas e muitas vezes soluções para problemas de saúde, materiais ou sentimentais.  

A Umbanda e os cultos afros atuam em ambiente alegre, ao som dos atabaques, sem dogmas e com liberdade de pensamento. Não discriminam ninguém. Não lutam por poder ou dinheiro. Não atacam as demais religiões. Transmitem aos seus seguidores que o caminho é o amor, a caridade e que tudo tem retorno. Quem faz o bem recebe o bem, quem faz o mal está fazendo o mal para si mesmo, porque ele retorna. 

Qualquer um, de qualquer religião, pode visitar um desses centros a que nos referimos. Ninguém vai perguntar sua crença e, com certeza, vai sair melhor do que entrou. Isso deve explicar um pouco porque em nossa cidade e região a Festa de Iemanjá e essas religiões continuam cada vez mais fortes e populares.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR