Seja bem-vindo
Rio Grande,14/02/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Mara Bainy [by Me]

Caminhos

Estar ali é muito mais do que a sensação de pertencimento, é a confirmação de uma escolha que essa mesma mulher fez, quando escolheu caminhar os passos da procissão.

Caminhos

Mara Bainy [by Me]


Estamos em uma semana de fé. As comemorações de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes são vivenciadas Brasil afora, e o que mais vemos são pessoas em procissões. Procissões, essas, que são o coletivo da fé, propriamente dita.

Inseridas neste coletivo, vemos mulheres. Devotas de suas esperanças e agradecimentos. Não sabemos quais caminhos essas mesmas mulheres seguiram para chegar ali, tampouco, sabemos como foram seus passos. No entanto, pé-ante-pé essas mulheres seguem trilhando os rumos da procissão.

Muitas vezes, o caminho de uma mulher é tortuoso o suficiente para ela se perder, e passar a trilhar os caminhos de um outro alguém. Outras vezes, e imbuída de uma teimosia na ânsia de querer ser vista e respeitada, a mulher trilha caminhos desesperados, onde há a necessidade de se abrir uma trilha em meio ao caos desenhado em sua frente. São tantos desvios que saber qual é o caminho certo, passa a ser algo secundário e o caminho certo será apenas mais um caminho a ser seguido.

Mesmo estando inserida no coletivo da procissão, a mulher continua caminhando com seus próprios pés. É uma jornada solitária em meio a multidão. Estar ali é muito mais do que a sensação de pertencimento, é a confirmação de uma escolha que essa mesma mulher fez, quando escolheu caminhar os passos da procissão. E, são essas escolhas que toda e qualquer mulher tem que fazer para que seus caminhos sejam os corretos, os certos.

Caminhar um caminho certo, é uma jornada dolorida quando os passos não são respeitados. O caminho se torna errado quando as passadas largas tomam lugar das pequenas, ou quando a pressa toma o lugar da contemplação. É muito fácil pegar um desvio que não te leva a lugar nenhum. É mais fácil ainda, seguir o caminho errado.

Mas um fato (mesmo para aquela mulher da procissão) é constatado, quando uma mulher segue seus próprios passos e escolhe seu próprio caminho, ela brilha. A luz da certeza a envolve de uma tal forma que mesmo no meio da multidão, ela será notada pela firmeza de suas pegadas. Suas decisões, seus passos, seus enfrentamentos, e até mesmo, seu pertencimento, mudam. Ela passa a seguir o caminho certo, passa a ser respeitada. 

Sim, Mulher! São suas escolhas que fazem você ser respeitada e caminhar o caminho certo. 

E, só para fechar essa semana de fé, lembre-se Mulher, o caminho certo é o caminho que traz paz para sua consciência.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR