Seja bem-vindo
Rio Grande,24/01/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Mara Bainy [by Me]

Por que a mulher tem que dar conta de tudo?

Uma mulher não tem que dar conta de tudo. Ela tem que ser livre, e em sua liberdade, romper com esse padrão imperativo que agrilhoa seu verdadeiro poder… o poder de ser mulher.

Por que a mulher tem que dar conta de tudo?

Mara Bainy [by Me]


Eis a pergunta que não quer calar… Para falar a verdade, eu irei fazer outra: “Me mostrem onde está escrito que a mulher tem que dar conta de tudo?” Pronto, agora posso discorrer sobre uma falsa responsabilidade repassada às mulheres.


Desde que me lembro de ser gente, que vejo as mulheres se desdobrando em várias para conseguir realizar todas as incumbências repassadas à elas. A mulher tem que limpar a casa e deixar tudo milimetricamente organizado; tem que ser mãe, aliás, mãe perfeita; tem que trabalhar fora e garantir seu sustento; tem que ter o corpo perfeito, sem nenhuma celulite para contar suas histórias; tem que fazer aplicações de botox, pois seu envelhecimento não é permitido; tem que ter vida social e participar todas as interações possíveis; tem que saber… tem que fazer… tem que ter… tem que… tem que…ou seja, são muitos ‘tem que’ para uma mulher. E, isso é tão cansativo.


Cansa tentar ser a perfeição em um mundo de imperfeitos. Isso sem contar, a culpa gerada, e que caminha lado a lado, com as exigências de quem não faz nada, e ainda, posterga a uma mulher para fazer, e fazer perfeito, sem erros.


A mulher não nasceu para ser burro de carga de ninguém. Ela não tem obrigação nenhuma em cumprir com as exigências dos olhares enviesados, muito pelo contrário, ela tem que (finalmente, um tem que vale a pena para a mulher)  correr atrás dos objetivos dela, limpar a casa quando ela quiser, mostrar o dedo do meio aos tais olhares, andar em um salto vermelho às 11h e em um tênis às 19h, deixar os filhos se sujarem na lama e serem crianças, usar um biquíni sem ter vergonha do corpo. A mulher tem que ser ela e para ela. Demandas sociais e perfeição não existe. O que existe é a culpa gerada no inconsciente da mulher que se subjuga àquilo que lhe é imposto, bem como, o medo de ser julgada por alguém que não é capaz de reconhecer as próprias imperfeições.


Uma mulher não tem que dar conta de tudo. Ela tem que ser livre, e em sua liberdade, romper com esse padrão imperativo que agrilhoa seu verdadeiro poder… o poder de ser mulher.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR