Após acidente fatal, Prefeitura e Daer discutem reforço na sinalização e instalação de redutores na entrada do bairro Bolaxa
Encontro buscou soluções para aumentar a segurança na ERS-734, onde um adolescente de 14 anos perdeu a vida após ser atropelado
Foto: Google Maps Após o trágico atropelamento que resultou na morte de um adolescente de 14 anos, a Prefeitura do Rio Grande e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estão unindo esforços para reforçar a sinalização e instalar redutores de velocidade na ERS-734, via que dá acesso ao bairro Bolaxa. O tema foi pauta de reunião, na manhã desta quarta-feira, 5, entre o prefeito em exercício, Rovam Castro, o superintendente regional do Daer, Jorge Oleques Júnior, e sua equipe técnica.
O encontro teve como objetivo discutir medidas imediatas de segurança no trecho onde ocorreu o acidente, nas proximidades da rua Ana Pernigoti. A iniciativa também conta com o apoio das diretoras das escolas Ana Neri e Déborah Sayão, além de moradores da região, que há tempos reivindicam providências diante do intenso fluxo de veículos e pedestres.
Na segunda-feira, 3, Rovam já havia se reunido com representantes da comunidade, servidores municipais e o deputado Halley Lino de Souza, quando foi reforçada a necessidade da instalação de um redutor de velocidade, como uma lombada eletrônica, para coibir o excesso de velocidade e prevenir novos acidentes.
O acidente que motivou as ações
Na noite da última sexta-feira, 31, um estudante de Direito, de 21 anos, foi preso em flagrante após atropelar e matar um adolescente que trafegava de bicicleta no km 1 da RS-734, próximo à Praia do Cassino. A vítima morreu no local. O motorista, que dirigia um Nissan March preto, apresentava sinais de embriaguez e se recusou a realizar o teste do bafômetro. Ele foi autuado por homicídio culposo na direção de veículo automotor, qualificado pela influência de álcool, e encaminhado à Penitenciária Estadual do Rio Grande, sendo posteriormente liberado para responder em liberdade. A Delegacia de Homicídios do Rio Grande segue investigando o caso.
Medidas em andamento
Segundo o superintendente do Daer, Jorge Oleques Júnior, o reforço na sinalização já foi iniciado nesta semana. Ele destacou que, embora a instalação de redutores físicos dependa de um estudo técnico em andamento, a sinalização reforçada não exclui a futura implantação de uma lombada eletrônica ou outro dispositivo que reduza a velocidade.
O prefeito em exercício ressaltou que o trecho em questão concentra escolas, comércio e uma unidade de saúde, o que amplia o risco para pedestres e ciclistas. “Essa é uma luta antiga, e agora vemos avanços com o reforço da sinalização. Mas precisamos também de medidas físicas que reduzam a velocidade, como tachões ou, idealmente, uma lombada eletrônica que limite a 30 ou 40 km/h”, destacou Rovam Castro.
Ele ainda informou que a prefeita Darlene Pereira acompanha o caso de perto e estuda, junto ao Executivo municipal, alternativas para intervir caso o processo junto ao Daer demore a avançar. “A prefeita tem sido sensível ao tema. Estamos considerando uma ação direta do município, se necessário, porque não podemos esperar que novas tragédias aconteçam”, concluiu.
A voz do povo
A comunidade do Bolaxa se prepara para na próxima segunda-feira, 10, a partir das 17h, realizar uma manifestação pedindo o olhar das autoridades para a região.






COMENTÁRIOS