Rio-grandinos garantem classificação para a final do ENART 2025
Grupos CCN Sentinela do Rio Grande e DTG Estância de São Pedro avançam na modalidade Danças Tradicionais – Força B

O município do Rio Grande será representado na grande final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) 2025, após a classificação do CCN Sentinela do Rio Grande e do DTG Estância de São Pedro. Os dois grupos conquistaram vaga no último sábado, 30, durante a primeira etapa inter-regional realizada em Tramandaí, que reuniu artistas de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Na modalidade Danças Tradicionais - Força B, 23 grupos competiram pelas 11 vagas disponíveis, e os representantes rio-grandinos garantiram lugar entre os classificados, com o Sentinela do Rio Grande alcançando a 5ª posição e o Estância de São Pedro ficando em 6º lugar. A etapa decisiva do ENART acontece entre os dias 20 e 23 de novembro, em Santa Cruz do Sul, reunindo os melhores talentos da cultura tradicionalista.
Além dos grupos de dança, a 6ª Região Tradicionalista também se destacou nas modalidades individuais. A intérprete Bibiana Barboza das Neves, do CCN Sentinela do Rio Grande, conquistou vaga como Solista Vocal Feminino, enquanto Anthony Wronski, do CTG Guapos da Querência, garantiu classificação na modalidade Violão.
A etapa inter-regional em Tramandaí contou com a participação de representantes das 1ª, 2ª, 6ª, 12ª, 15ª, 16ª, 22ª, 23ª, 26ª, 30ª e 40ª Regiões Tradicionalistas, reunindo dançarinos, declamadores, músicos e intérpretes vocais em um fim de semana de celebração da arte e da tradição gaúcha.
COMENTÁRIOS