DAER afirma que obra da ERS-734 está 60% concluída
Obra já consumiu R$30 milhões. Em setembro devem ser aplicadas a sinalização vertical. Confira detalhes do andamento da obra em olitornaneo.com.br.

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O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem estima que cerca de 60% das obras da ERS-734 entre o Pórtico e o Trevo já estão concluídas. Contudo, o início da aplicação sinalização vertical, que seria em agosto, foi transferido para setembro, por questões técnicas e operacionais. Até o momento, já foram investidos R$30 milhões.

Neste momento, o DAER informa que estão sendo realizadas "Do km 0 ao km 4,0 estão sendo realizados alargamentos de pista do lado esquerdo, acessos comerciais e residenciais e entroncamentos com ruas municipais. Do km 4,0 ao km 4,8 está sendo concluída a estrutura de pavimentação da rótula da junção. Do km 4,8 ao km 5,3 está sendo executada a estrutura do pavimento do lado direito. Do km 5,3 ao km 6,0 está sendo executada a terraplenagem e estrutura da pavimentação da pista esquerda da rótula projetada entre as Ruas Colômbia e Argentina. Do km 6,0 ao km 6,5 está sendo realizada a linha de drenagem central da rodovia". Com isso, cerca de 60% da obra já está concluída, segundo o Departamento.
Ainda segundo o DAER, a partir de setembro "será dado início à segunda camada asfáltica do lado esquerdo do km 0 ao km 4,0 e também o início das camadas inferiores de pavimentação da pista esquerda entre os km 4,8 e 5,3 e o início da linha de drenagem direita entre os km 6,0 e 6,5. Também será dado início a sinalização horizontal e vertical do lado direito da rodovia entre os km 0,0 e 4,0".
A obra
A empresa vencedora do processo licitatório realizado no início de 2022 foi a Conpasul Construção e Serviços Ltda com o valor de R$ 51.661.804,95 ofertado para o lote. A empresa encontrava-se à época em recuperação judicial e foi esse o motivo que levou o Consórcio Pelotense, segundo colocado, a questionar o fato na justiça, tendo em vista que um dos itens do edital afirmava que empresas nessa situação não poderiam ser habilitadas. A questão, que foi parar no poder judiciário que suspendeu os efeitos do processo licitatório. Uma decisão judicial permitiu que a assinatura fosse realizada e o ato com o então governador Ranolfo Vieira Júnior ocorreu no dia 10 de junho de 2022. As obras efetivamente iniciaram no final daquele mês. Já no novo governo Eduardo Leite, em fevereiro de 2023, o governador visitou as obras da rodovia.
Em abril, o DAER confirmou que a Conpasul havia desistido das obras e solicitado a rescisão do contrato. As obras só foram retomadas em meados de 2023, quando o Consórcio Pelotense assumiu o andamento do projeto. Em outubro de 2024, o prazo para o encerramento das obras foi postergado por 390 dias, com o contrato findando em 11 de dezembro de 2025.
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