Seja bem-vindo
Rio Grande,14/04/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Em Brasília, Suzane Gonçalves é empossada reitora da FURG pelo MEC

Solenidade reuniu também as novas reitoras da UFPel e UFCSPA, reforçando a representatividade feminina nas universidades federais do RS


Em Brasília, Suzane Gonçalves é empossada reitora da FURG pelo MEC Foto: Divulgação

Na última terça-feira, 19, a professora Suzane Gonçalves foi oficialmente empossada como reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O ato foi conduzido pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e marcou um momento simbólico para a educação superior no Rio Grande do Sul, ao reunir três das quatro mulheres que atualmente comandam universidades federais no estado.


Além de Suzane, também assumiram formalmente seus mandatos as professoras Úrsula da Silva, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Jenifer Saffi, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).


O ministro destacou o caráter histórico da posse conjunta. “São três mulheres altamente preparadas. Para mim, é uma honra empossá-las. Isso mostra a força das mulheres ocupando o espaço de liderança nesse país e nas nossas universidades”, declarou Santana.


Em seu discurso, Suzane ressaltou o significado coletivo da conquista. “Essa é uma conquista das mulheres que ao longo da história lutaram e abriram caminhos nos espaços que antes nos eram negados. Estou muito honrada por ter sido escolhida pela comunidade universitária para ser reitora da FURG. Assumo essa tarefa com responsabilidade e consciência do papel da Universidade no desenvolvimento da nossa região e do país”, afirmou.


A reitora também lembrou que, embora a posse formal tenha ocorrido somente agora, sua gestão já vinha atuando desde o início do semestre. Para ela, a solenidade representa um importante gesto de integração entre a universidade e o Governo Federal.


Na composição da mesa, estiveram presentes o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David; a vice-presidente da Andifes, Ana Beatriz de Oliveira; e os deputados federais Bohn Gass e Daiana Santos.


Marcus Vinicius destacou o papel das universidades como pilares da democracia. “Elas são responsáveis por garantir o pleno exercício da democracia e, justamente por isso, sofrem tantos ataques de grupos que não têm compromisso com esse princípio”, afirmou.


Suzane, por sua vez, reforçou a função estratégica das universidades brasileiras para a soberania nacional. “Sem universidades fortes não há soberania científica, tecnológica, alimentar, energética ou cultural. Nosso compromisso vai além da formação acadêmica: é com a independência e a autonomia do Brasil diante dos desafios globais”, disse.


O ministro Camilo Santana concluiu reforçando a prioridade do MEC em garantir orçamento adequado às universidades. “As instituições são responsáveis por 90% da pesquisa no país. Estamos construindo caminhos para assegurar o financiamento necessário”, afirmou.


Ao final, as reitoras assinaram o termo de posse, oficializando a solenidade. Para Suzane, assumir a reitoria significa também assumir um compromisso público com a educação superior gratuita, inclusiva e de qualidade. “Em tempos de incertezas, reafirmo minha convicção de que as universidades são essenciais para a construção de um país mais justo, sustentável e democrático”, concluiu.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR