Residência médica: inscrições do Enare são prorrogadas até o dia 30 de julho
Processo seletivo oferta mais de 11 mil vagas em 235 instituições

O prazo para inscrições no Exame Nacional de Residência (Enare) foi prorrogado até o dia 30 de junho. A prova é principal porta de entrada para programas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional em instituições de saúde de todo o país. A prova está prevista para acontecer no dia 19 de outubro.
Nesta edição, o Enare oferece 11.388 vagas em 237 instituições participantes, um aumento de cerca de 28% em relação ao ano anterior. No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), da Universidade Federal do Rio Grande, vinculado à Rede Ebserh, são disponibilizadas 54 vagas, distribuídas em 11 programas de residência.
Pela primeira vez, além de instituições públicas, o Enare contará com a participação de instituições privadas com e sem fins lucrativos, desde que reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e com financiamento autorizado para bolsas de residência.
Outra mudança importante é a integração com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), obrigatório para estudantes concluintes do curso de Medicina. O resultado do Enamed poderá ser utilizado como forma de seleção para os programas de residência médica de acesso direto do Enare.
Médicos já formados também poderão participar do Enamed e utilizar a nota no Enare, desde que realizem a inscrição e efetuem o pagamento da taxa, conforme previsto em edital. Já os candidatos interessados nas residências multiprofissional ou médicas com pré-requisito, área de atuação ou ano adicional continuarão realizando as provas objetivas do Enare, que serão eliminatórias e classificatórias e valerão 100% da nota final.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Enare. A lista completa de instituições participantes, o edital e a tabela de vagas estão disponíveis através do link: https://fgv-enare.web.app/candidatos
COMENTÁRIOS