Concurso Unificado: prazo para pagamento de taxa de inscrição encerra nesta segunda-feira, 21
Valor é de R$ 70 para todos os blocos, cargos e níveis de escolaridade; inscrições sem pagamento não serão efetivadas

Os candidatos inscritos na segunda edição do Concurso Nacional Unificado devem realizar o pagamento da taxa de inscrição até às 23h59min desta segunda-feira, 21. As inscrições para a prova encerraram no último domingo, 20, e quem não pagar a taxa terá sua candidatura anulada.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 70 para todos os blocos, cargos e níveis de escolaridade. Após a finalização da inscrição, o sistema gerou uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga por meio das seguintes modalidades: Pix, cartão de crédito, boleto ou carteira digital, por meio do PagTesouro. Para quem deseja realizar o pagamento presencialmente, este deve ser feito diretamente em agências bancárias, lotéricas ou Correios.
Após o pagamento da taxa, a confirmação da inscrição será processada automaticamente pelo sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso. O Cartão de Confirmação, com as informações sobre data, local e horário de prova, será disponibilizado posteriormente no site da banca.
Sobre a prova
As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. O objetivo é garantir a acessibilidade e reduzir custos para os candidatos. Para os habilitados, será aplicada prova discursiva no dia 7 de dezembro. A primeira lista de classificados deve ser divulgada no dia 30 de janeiro de 2026.
Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos organizados por áreas de atuação semelhantes. O modelo permite que os candidatos concorram a diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com uma única inscrição. No momento em que fizer sua inscrição, o participante poderá definir a lista de preferência, de acordo com interesses profissionais, formação acadêmica e experiência.
Entre as novidades anunciadas pelo governo, estão as destinações de cotas. As vagas estão assim divididas: 65% para ampla concorrência, 25% para pessoas negras, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência.
Confira o cronograma:
Inscriçoes: de 2 a 20/07/2025
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 8/07/2025
Prova objetiva: 05/10/25, das 13h às 18h
Convocação para prova discursiva: 12/11/25
Convocação - confirmação de cotas e PcD: 12/11/25
Envio de títulos: 13 a 19/11/25
Procedimentos de confirmação de cotas: 8/12 a 17/12/25
Prova discursiva para habilitados na 1ª fase: 7/12/25
Previsão de divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026
COMENTÁRIOS