Santa Casa apresenta demandas em audiência com o Ministro da Saúde
O encontro teve como foco a situação financeira da instituição, além da necessidade de investimentos estruturais na rede pública de saúde do Rio Grande
Foto: divulgação O presidente da Santa Casa do Rio Grande, Renato Silveira, esteve em Brasília, na última terça-feira, 15, para uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o assessor parlamentar da pasta, Haroldo Poleti. A reunião teve como foco a delicada situação financeira da instituição e a necessidade de investimentos estruturais na rede pública de saúde do município do Rio Grande.
Entre os principais pontos discutidos, esteve a solicitação de aumento do teto MAC (Média e Alta Complexidade), recurso fundamental para custear os atendimentos mais complexos realizados pela Santa Casa. Segundo os representantes da instituição, essa pauta já foi levada a outras instâncias anteriormente e segue como uma das principais demandas. O ministro Padilha demonstrou sensibilidade às reivindicações e sinalizou que a proposta será analisada nas próximas semanas pela equipe técnica do Ministério, com possibilidade de novos encaminhamentos.
Outro destaque da reunião foi a retomada da pauta sobre a ampliação da capacidade de atendimento em radioterapia. A Santa Casa reforçou o pedido por um acelerador linear, equipamento que permitiria ampliar o número de pacientes atendidos de 30 para até 80 por dia. A instituição já está inscrita no edital do programa PERSUS II e possui infraestrutura pronta para a imediata implantação do serviço, incluindo a construção de um bunker em conformidade com todas as exigências técnicas. A expectativa da comitiva é de que os encaminhamentos junto ao Ministério da Saúde evoluam positivamente nas próximas semanas.








COMENTÁRIOS