Seja bem-vindo
Rio Grande,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Estudantes da escola Helena Small sofrem com falta de professores em sala de aula

Conforme a direção da escola, atualmente, há déficit de professores do 2º ao 8º ano do ensino fundamental.


Estudantes da escola Helena Small sofrem com falta de professores em sala de aula Foto: divulgação
Publicidade

A Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio Grande está registrando déficit no quadro de professores. Nesta semana, pais de alunos da Escola Helena Small relataram a ausência de docentes em sala de aula, o que tem resultado em comunicados informando sobre a suspensão das aulas.  Atualmente, há déficit de professores do 2º ao 8º ano do ensino fundamental.


Em contato com O Litorâneo, a direção da instituição confirmou que, no momento, há sete profissionais em atestado médico e uma professora exonerada. Além disso, a direção também informou que não há substitutos e que a Secretaria Municipal de Educação (SMED) está organizando contratos específicos para esses casos, contudo, a escola afirma que não há um prazo definido para a resolução da situação. A expectativa é que seja após o retorno do recesso escolar, somente no mês de agosto.


Contratação de profissionais


Em maio deste ano, o Executivo Municipal protocolou um projeto de lei na Câmara de Vereadores solicitando a autorização para a contratação emergencial de 115 profissionais para atuarem na Rede Municipal de Ensino. Na época, a justificativa do governo era de que cerca de 140 profissionais encontravam-se em licença, por motivos diversos, além disso, também havia o remanejo de profissionais para as salas de recursos e o esgotamento da listagem do concurso vigente. 

Diante disso, o projeto previa a contratação 50 profissionais para o Nível I e 65 para o Nível II do ensino fundamental, com contratos vigentes de 180 dias, podendo ser prorrogado mais uma vez pelo mesmo período. O texto foi aprovado pelos parlamentares.


O Litorâneo contatou a titular da SMED, Cleuza Sobral Dias, questionando sobre qual é a atual conjuntura do quadro dos professores no município e de como está o processo de convocação dos 115 profissionais. Segundo a secretária "não há déficit na escola, mas sim a falta de sete profissionais". Em relação a convocação do contrato emergencial, a títular da SMED afirmou que está aguardando os trâmites finais do processo.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.