Seja bem-vindo
Rio Grande,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Ambipar e Abiarroz se unem para ampliar reciclagem de embalagens plásticas do setor industrial arrozeiro

Parceria garante logística reversa com rastreabilidade total e promove inclusão produtiva, educação ambiental e economia circular no país


 Ambipar e Abiarroz se unem para ampliar reciclagem de embalagens plásticas do setor industrial arrozeiro Foto: divulgação
Publicidade

O arroz, um dos alimentos mais presentes na mesa do brasileiro, também é símbolo de avanço ambiental e social. A Ambipar, líder global em soluções sustentáveis, e a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) firmaram uma parceria para ampliar a reciclagem das embalagens plásticas utilizadas pelo setor industrial orizícola no país.
 

A iniciativa vai muito além do cumprimento das exigências legais. Com a implementação de um sistema completo de logística reversa, as embalagens ganham um novo destino, e o Brasil dá mais um passo rumo a uma economia circular robusta. O projeto será operacionalizado por meio do selo Circular Pack, que garante rastreabilidade de ponta a ponta, desde a coleta até a destinação final, além de estimular ações de educação ambiental e inclusão produtiva.
 

"A parceria com a Ambipar tem por objetivo disponibilizar uma solução adicional de logística reversa de embalagens à indústria orizícola. É mais uma das iniciativas sustentáveis adotadas pelo setor, que também investe no tratamento de água e efluentes, gera energia limpa a partir da casca de arroz e já reduziu, em mais de 30%, as emissões de metano nos últimos 15 anos", ressalta o presidente da Abiarroz, Renato Franzner.
 

Para Felipe Nassar Cury, head de Pós-Consumo da Ambipar, o projeto com a Abiarroz mostra como é possível transformar responsabilidade ambiental em oportunidade de impacto positivo. "Acreditamos que a logística reversa pode ir muito além da obrigação legal. É uma estratégia poderosa para gerar valor ambiental, econômico e social. A parceria com a Abiarroz reforça nosso compromisso em transformar desafios da reciclagem em oportunidades sustentáveis, estruturando a cadeia de ponta a ponta e fortalecendo cooperativas regionais", afirma.
 

O foco da parceria são as embalagens plásticas flexíveis usadas no empacotamento do arroz, materiais que representam um dos maiores gargalos na reciclagem no Brasil, tanto pelo volume quanto pela dificuldade técnica de reaproveitamento. Para enfrentar esse desafio, a Ambipar tem apostado na estruturação de cooperativas, centros de triagem e programas de coleta seletiva que conectam moradores, comércios e grandes marcas.
 

Mais do que reciclar, o modelo busca gerar impacto social. Ao criar empregos verdes, promover a inclusão de catadores e estimular a educação ambiental, o Circular Pack transforma resíduos em oportunidade de renda e desenvolvimento. Com atuação nas 27 unidades federativas e mais de 400 empresas já atendidas, o selo também garante conformidade com legislações estaduais e transparência, com auditorias independentes e monitoramento público.
 

"O grande diferencial dessa parceria está na capacidade de entregar resultados auditáveis e gerar benefícios reais para a cadeia de reciclagem, indo além da simples compra formal de créditos. Promovemos empregos verdes, inclusão social e educação ambiental, com capilaridade nacional e atuação nas 27 unidades federativas", finaliza Cury.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.