Porto do Rio Grande lidera crescimento percentual entre portos públicos do país no mês de maio, aponta ANTAQ
O indicador consolida o Porto do Rio Grande entre os principais terminais do país monitorados pela ANTAQ.

O Porto do Rio Grande registrou o maior crescimento percentual entre os portos públicos do país em maio de 2025, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O terminal gaúcho movimentou 2,5 milhões de toneladas no mês, representando alta de 46,86% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho expressivo está ligado à retomada das operações logísticas no Rio Grande do Sul, um ano após a maior tragédia climática da história do estado. A recuperação consolida o Porto do Rio Grande entre os principais terminais do país monitorados pela ANTAQ.
No cenário nacional, os portos brasileiros movimentaram 118,4 milhões de toneladas em maio, novo recorde para o mês e crescimento de 6,94% na comparação anual. Granéis sólidos lideraram, com 73,4 milhões de toneladas (+7,62%), seguidos por cargas conteinerizadas, que somaram 13 milhões de toneladas (+5,15%).
Para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, os dados refletem o esforço coletivo de retomada. “Esse crescimento expressivo atestado pela ANTAQ demonstra o esforço coletivo de retomada das atividades logísticas no estado. O Porto do Rio Grande tem respondido com eficiência às demandas do setor e reafirma sua posição estratégica para o comércio exterior brasileiro”, afirmou.
Entre janeiro e maio de 2025, o porto já acumula movimentação de 16,1 milhões de toneladas, aumento de 9,86% frente ao mesmo período de 2024.
COMENTÁRIOS