Seja bem-vindo
Rio Grande,29/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Curta de animação rio-grandino ‘O Casaco’ é selecionado na 8ª Mostra Sesc de Cinema

O curta de animação ‘Casaco’, que integra a adaptação audiovisual da série "Black Flower", produzido por nove artistas rio-grandinos, foi apontado como destaque da seleção estadual.


Curta de animação rio-grandino ‘O Casaco’ é selecionado na 8ª Mostra Sesc de Cinema Foto: divulgação
Publicidade

O curta de animação  ‘O Casaco’, que integra a série de animação 2D Black Flower, produzido por nove artistas rio-grandinos, foi selecionado na 8ª Mostra Sesc de Cinema. As produções foram escolhidas entre 127 inscritos por uma curadoria formada por técnicos do Sesc/RS e convidados, que levaram em conta critérios narrativos, estéticos e de representatividade, com atenção a temas sociais e à diversidade de gênero, raça, cor, linguagem e território. Os títulos foram selecionados por Anderson Mueller, coordenador de Audiovisual do Sesc/RS, pelas jornalistas e críticas de cinema Adriana Androvandi e Caroline Zatt e por Vitória Titton e Daniel Barcellos, agentes de Programas Sociais do Sesc/RS.

Ao todo, representam a produção audiovisual do Estado os filmes "Ana Cecília", "A Sinaleira Amarela", "Cardo", "Cassino", "Cine Globo: uma vida de cinema", "Desvio de Cena", "Jeguatá Xirê", "Mães Atípicas: Quem cuida de quem cuida?", "Memórias de um Esclerosado", "Não tem mar nessa cidade", "Nhemongarai", "O Casaco" e "O Jogo". As produções são oriundas de cidades como Porto Alegre, Pelotas, Canoas, Capão do Leão, Três Passos e Rio Grande. A mostra será realizada em outubro e novembro, em diversas cidades do Rio Grande do Sul.


O curta "O Casaco" foi apontado como destaque da seleção estadual. A produção audiovisual é de autoria dos artistas  Alexssander Oliveira, Alisson Affonso, Dionísio Souza, Everton Cosme, Júlio Madruga, Luciano Lima, Paola Kirst, Pedro Borgueti e Volni Ney, que realizaram uma adaptação para o audiovisual da série em quadrinhos “Black Flower”, de Alisson Affonso.


Além disso, o longa "Memórias de um Esclerosado" foi escolhido para representar o Estado na Mostra Panorama Brasil, etapa nacional do projeto que acontece em setembro, no Espírito Santo. O curta "Ana Cecília", por sua vez, foi selecionado pela curadoria nacional para integrar o catálogo do Panorama Infanto-Juvenil. As três obras receberão como premiação o licenciamento por um ano, passando a integrar o acervo do Sesc com possibilidade de exibição em Unidades de todo o País.







Criada em 2017, a Mostra Sesc de Cinema tem como objetivo dar visibilidade a filmes brasileiros que estão fora do circuito comercial de exibição. O projeto também busca promover novos cineastas e valorizar obras que reflitam a realidade e a pluralidade cultural do País. Além das exibições, a programação contará com ações formativas como cursos, oficinas e workshops voltados à linguagem cinematográfica e seus desdobramentos técnicos e criativos. Segundo o Sesc, a mostra também premia os vencedores com licenciamento em um valor total de até R$ 255 mil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.