Seja bem-vindo
Rio Grande,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 já está disponível

Quem teve pedido reprovado pode entrar com recurso até sexta-feira, 16


Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 já está disponível Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira, 12, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A consulta pode ser feita pela Página do Participante, acessando com login do Gov.br. O resultado final dos recursos será divulgado no dia 22 de maio. Quem tiver o recurso negado em definitivo deverá pagar a taxa de inscrição para participar do Enem 2025.

Além disso, foram divulgados os resultados das justificativas de ausência dos candidatos que tiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova. Assim, quem não justificou a falta ou teve o pedido negado precisa apresentar nova documentação para tentar garantir o benefício em 2025.

É importante lembrar que ter o pedido de isenção ou a justificativa de ausência aprovados não garante a inscrição no exame. Logo, todos os interessados deverão se inscrever entre os dias 26 de maio e 6 de junho, conforme o cronograma oficial. O edital com todas as regras será publicado em breve pelo Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos que tiveram o pedido de isenção ou a justificativa de ausência reprovados podem entrar com recurso até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 16 de maio, também pela Página do Participante.

Para solicitar a revisão da isenção, é necessário apresentar documentos que comprovem uma das situações previstas pelo MEC, como:

Estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública (em 2025);

Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;

Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo;

Ser participante do programa Pé-de-Meia.

Entre os documentos exigidos estão o histórico escolar do ensino médio ou declaração da escola pública com assinatura e carimbo. Todos os arquivos devem conter o nome completo do candidato, estar datados e assinados, e enviados nos formatos PDF, PNG ou JPG, com até 2 MB. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

No caso da justificativa de ausência, é preciso encaminhar nova documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento às provas de 2024. Os critérios e documentos aceitos estão disponíveis no site do Inep. Aqueles que apresentarem informações falsas podem ser eliminados do exame a qualquer momento, obrigados a ressarcir os custos à União e ainda responder por crime contra a fé pública.

*Com informações da Agência Brasil e do Inep

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.