Duas pessoas são presas durante operação contra furto de cabos de cobre em Rio Grande
Operação foi desencadeada no bairro Maria dos Anjos e Parque Coelho

Na segunda-feira, 28, duas pessoas foram presas no município do Rio Grande, durante uma operação contra o furto de cabos de cobre. A ação faz parte da “Operação Equi-Cobre”, realizada pelo Grupo Equatorial em parceria com a Polícia Civil e outras forças de segurança, com foco no combate ao crime em toda a sua área de atuação, que inclui sete estados brasileiros.
Em Rio Grande, a operação ocorreu em estabelecimentos de reciclagem nos bairros Maria dos Anjos e Parque Residencial Coelho. No primeiro local, foi constatada uma ligação clandestina de energia, e o proprietário foi preso em flagrante por furto de energia. No segundo ponto vistoriado, além de outra ligação clandestina, foi apreendida uma pequena quantidade de cabos de cobre, e o responsável também foi preso em flagrante por furto e receptação. O indivíduo já possuía antecedentes pelo mesmo crime.
Além da Cidade do Rio Grande, a operação também passou por Santa Vitória do Palmar, onde três estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, houve constatação de furto de energia, e em outro foram encontrados cerca de 130 quilos de cabos de cobre da rede elétrica. Nestes casos, a polícia instaurou inquéritos para investigação.
A Operação Equi-Cobre é uma iniciativa nacional da área de Segurança Empresarial da Equatorial Energia, voltada à redução do furto de cabos, que provoca prejuízos milionários, compromete a qualidade dos serviços essenciais e afeta diretamente a população com quedas de energia e atrasos em obras.
Somente em 2025, a CEEE Equatorial já realizou 19 operações no Rio Grande do Sul, com 18 prisões realizadas. A empresa orienta que denúncias anônimas sobre movimentações suspeitas podem ser feitas à Brigada Militar pelo número 190, ou à ouvidoria da CEEE Equatorial pelo telefone 0800 642 4900.
COMENTÁRIOS