Enem 2024: 12 candidatos alcançaram nota máxima na redação; este é o menor número da história
Tema da redação foi 'desafios para a valorização da herança africana no Brasil'

Na manhã desta segunda-feira, 13, foram divulgados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Nesta edição, dos cerca de 4,3 milhões de candidatos, apenas 12 alcançaram a nota mil na prova de redação, registrando o menor número da história. Em 2023, 60 candidatos haviam alcançado a nota máxima.
Na edição de 2024, a prova de redação na aplicação regular teve como tema 'Desafios para a valorização da herança africana no Brasil', e, na reaplicação e Enem PPL, 'Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro'.
Segundo o Ministério da Educação, os 12 participantes são do estado de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Minas Gerais. Apenas os estados do Rio de Janeiro e São Paulo tiveram dois estudantes nota mil, sendo que um dos estudantes de Minas Gerais é de escola pública.
O levantamento do Ministério da Educação também mostra que 2.308 participantes obtiveram notas entre 980 e 1.000, a nota máxima, sendo apenas 215 estudantes da rede pública. O estado do Rio de Janeiro lidera neste ranking, com 236 candidatos. Já no intervalo entre 950 e 980 pontos, houve 31.913 candidatos, dos quais 4.483 são oriundos de escolas públicas, e a maior parte deles de Minas Gerais (4.397).
Inscrições para o Sisu
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.
De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.
Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.
COMENTÁRIOS