Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas do Rio Grande é condecorada pela prefeitura de São José do Norte
A condecoração foi um reconhecimento no enfrentamento ao furto de cabos de energia elétrica entre 2022 e 2023.

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) do Rio Grande foi agraciada com uma honraria concedida pela prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig. A condecoração foi um reconhecimento pelo enfrentamento ao furto de cabos de energia elétrica que afetou o município nortense entre 2022 e 2023.
Entre janeiro de 2022 e julho de 2023, a cidade de São José do Norte registrou 178 ocorrências de furtos de fios da rede elétrica, causando um prejuízo de cerca de R$ 2,84 milhões para a CEEE Equatorial. No período, 84 mil metros de cabos, correspondentes a 35 toneladas de cobre, foram furtados, resultando em interrupções de energia que chegaram a superar 24 horas, prejudicando serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde e escolas.
As investigações realizadas pela DRACO resultaram na abertura do Inquérito Policial nº 172/2023/150902, que desencadeou as operações “Iluminatus I” e “Iluminatus II”. O trabalho investigativo identificou uma quadrilha formada por indivíduos de Osório, Tramandaí (RS) e Balneário Gaivota (SC), envolvidos diretamente nos crimes.
O esforço culminou na solicitação de 19 mandados de busca e 14 prisões preventivas, devidamente autorizados pelo Poder Judiciário. Nos dias 12 de dezembro de 2023 e 3 de abril de 2024, as ações foram executadas simultaneamente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com o envolvimento de 98 policiais e 38 viaturas, nove suspeitos foram presos preventivamente.
Além disso, a DRACO instaurou 28 inquéritos policiais, atribuindo autoria a 57 ocorrências de furto, desarticulando um esquema criminoso que havia causado tantos danos à comunidade. O decreto nº 19.780, de 27 de dezembro de 2024, oficializou a entrega das condecorações aos servidores da DRACO, destacando sua dedicação e eficácia. Foram homenageados:
- Delegada Regional de Polícia Lígia Marques Furlanetto
- Delegado Rafael Patella Amaral
- Escrivães Everton Ferreira Silveira e Josue Scott Hood Fernandes
- Inspetores Everton Tavares Born, Taigor Lobato Vaz, Adriano de Oliveira Morales e Rita de Cássia Abreu Corrêa Nunes
COMENTÁRIOS