Seja bem-vindo
Rio Grande,14/05/2025

  • A +
  • A -

Marinha do Brasil realiza revitalização da Escola de Educação Infantil Navegantes

A instituição havia sido impactada com a cheia da Lagoa dos Patos. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19.


Marinha do Brasil realiza revitalização da Escola de Educação Infantil Navegantes
Publicidade

Para possibilitar um retorno seguro para à sala de aula, nesta quarta-feira, 19, a Marinha do Brasil, através do Comando do 5º Distrito Naval e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou a entrega da revitalização da Escola Municipal de Educação Infantil Navegantes, que havia sido impactada pela elevação da Lagoa dos Patos no município do Rio Grande.


Durante uma semana, militares realizaram a limpeza e a pintura das dependências da escola. Segundo o comandante do 5º Distrito Naval, Vice Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, a Marinha atuou visando o retorno seguro dos estudantes para a instituição. 

“Essa é a primeira escola que a Marinha está entregando na cidade do Rio Grande, pois estamos participando na reconstrução de várias escolas, não só em Rio Grande, mas também em Porto Alegre. Essa entrega também é uma homenagem a nossa comunidade e as nossas crianças, que são tão importantes para o futuro do nosso país”, ressalta.


A escola Navegantes atende 115 crianças do bairro Navegantes. Contudo, mesmo após a queda do nível da Lagoa dos Patos, apenas 30 crianças retornaram para a instituição. A diretora da escola, Andreia Ferreira, explica que a evasão escolar está ocorrendo devido o impacto que a enchente teve no emocional da comunidade.

“Danos materiais, basicamente, a escola não sofreu. A gente sabe que a estrutura predial com certeza ficará comprometida por conta da umidade, mas o principal impacto foi no emocional. As famílias foram brutalmente atingidas pela enchente, tiveram danos materiais que a gente pode dizer que são irreversíveis por conta da renda per capita das famílias. Então, como muitas famílias não conseguiram voltar para suas residências, algumas crianças também não conseguiram voltar para a aula, porque isso desorganizou o emocional de todas as famílias”, comenta Andreia. 



Durante a cerimônia de entrega, voluntárias do grupo Cisne Branco, também da Marinha do Brasil, entregaram brinquedos e livros para os estudantes da instituição. Para a diretora, o trabalho dos militares foi de fundamental importância para o acolhimento das crianças, simbolizando um recomeço. “A Marinha apadrinhou a escola, e além de limpar e higienizar as dependências, também contribuíram com tintas e brinquedos e livros para deixar a escola mais receptiva para o acolhimento das famílias e das crianças”, comenta a diretora da escola Navegantes, Andreia  Ferreira.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.