Seja bem-vindo
Rio Grande,04/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

HU-Furg recebe dirigentes da Administração Central da Ebserh para visita técnica

O objetivo é promover a troca de experiências, além de reforçar o compromisso com a excelência acadêmica e avanços científicos e tecnológicos


HU-Furg recebe dirigentes da Administração Central da Ebserh para visita técnica

Na segunda-feira, 22 de abril, dirigentes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deram início a um circuito de visitas técnicas aos três Hospitais Universitários Federais (HUFs) do Rio Grande do Sul administrados pela estatal. A diretora de Ensino e Pesquisa e Inovação, Cristiane Carvalho Santos Melo, e a coordenadora de Gestão do Ensino da Ebserh, Rosuita Fratari Bonito, objetivam conhecer as instalações e rotinas nas áreas de ensino, pesquisa e inovação dos hospitais gaúchos.

O primeiro local visitado foi o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), seguido pelo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) no dia 23 de abril. O Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), recebe a comitiva nos dias 24 e 25 de abril. “Durante essas visitas, buscamos compreender as atividades e os processos de trabalho, ensino, pesquisa e inovação de cada unidade, a fim de compartilhar essas informações. Nosso objetivo é fortalecer o trabalho em rede e contribuir para o fortalecimento da rede de hospitais universitários”, explicou a diretora de Ensino e Pesquisa e Inovação.

No HU-Furg, as dirigentes da Ebserh participaram de diversas atividades, incluindo reuniões com o vice-reitor e reitor em exercício da Furg, Renato Duro Dias; com as coordenações das Comissões da Residência Médica (Coreme) - Guilherme Almeida -, e da Residência Multiprofissional (Coremu) - Priscila Aikawa e Fernanda Pimpão -; bem como com o Colegiado Executivo e a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU.

Além disso, elas conheceram as áreas de ensino do HU-Furg e as instalações do Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissional (LaHCliM), onde são realizadas aulas e capacitações, por meio da simulação realística, visando aprimorar a prática de estagiários, residentes médicos, multiprofissionais e profissionais do HU-Furg. A cada ano, aproximadamente 770 acadêmicos, além de residentes das áreas médica e multiprofissional, atuam no HU-Furg.

Segundo Rosuita, a visita foi muito produtiva e ficaram muito satisfeitas com a organização e comprometimento da GEP. “É fundamental para nós, da Sede, contar com parceiros responsáveis e representam tão bem o grupo aqui no hospital. Consideraremos as demandas apresentadas e faremos o possível para resolvê-las”, disse.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Marilice Magroski, ressaltou “a importância de conversar e apresentar os pontos fortes, fragilidades e demandas, buscando sempre aprimorar as práticas e contribuir para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e inovação na área da saúde”. E acrescentou: “A visita da diretora e da coordenadora da área de ensino e pesquisa foi um marco nesse caminho, fortalecendo os laços entre as instituições e abrindo novas possibilidades de colaboração e crescimento mútuo”.

Sobre o Exame Nacional de Residência

Especificamente sobre o HU-Furg, Cristiane destacou “Aqui tivemos a missão especial de trabalhar o tema do Enare com o reitor em exercício da Furg, COREME, COREMU e Superintendência. Esse contato foi importante para compreender o funcionamento e a organização do processo seletivo do Enare, trazendo mais confiança para o nosso processo unificado de seleção de residentes”.

O Enare, Exame Nacional de Residência, é uma avaliação realizada pela Ebserh para acesso aos programas de residência médica, multiprofissional e uniprofissional de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. O processo seletivo surgiu por solicitação dos HUFs e vem crescendo a cada ano, chegando à adesão de 114 instituições em 2023.

A gerente de Ensino e Pesquisa destacou que “os esclarecimentos prestados sobre o Enare deram importantes subsídios para a COREME e COREMU decidir a respeito da possível adesão ao exame nacional. Houve uma importante sensibilização, com conversa sobre as vantagens e benefícios que a adesão poderia trazer para a instituição”.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.