Seja bem-vindo
Rio Grande,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Rio Grande inaugura sala da Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades

O novo espaço e instalações possibilitará a ampliação dos serviços ao público com deficiência e altas habilidades em Rio Grande, além dos recursos humanos da Coordenadoria.


Rio Grande inaugura sala da Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades Foto: divulgação

A partir desta quinta-feira, 28, a Coordenadoria Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (CODIPD) conta com um novo local. A sala do órgão municipal agora está sediada no andar térreo do prédio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SMDIT), localizada na República do Líbano, n°88, esquina com Rua Francisco Marques, Centro, atendendo de seg. às sex. das das 8h30 às 17h (sem fechar ao meio-dia). O novo espaço e instalações possibilitará a ampliação dos serviços ao público com deficiência em Rio Grande, além da ampliação dos recursos humanos da Coordenadoria. No local também passa a operar, oficialmente, a Central de Intérpretes de Libras da Prefeitura.

Presente ao ato de inauguração, o prefeito Fábio Branco disse que a inauguração da nova sede e o início oficial dos serviços da Central de Libras são apenas o começo de uma trabalho que busca transformar Rio Grande em um lugar mais inclusivo. “Estamos comprometidos em avançar cada vez mais nessa direção. As nossas secretarias municipais também estão integradas junto à Coordenadoria nesse trabalho, pois sabemos que a integração entre as unidades é fundamental para construirmos uma política de inclusão efetiva. É um esforço conjunto, no qual todos estamos comprometidos em oferecer melhores condições e oportunidades para as pessoas com deficiência em Rio Grande”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Branco também explicou que a entrega do novo espaço faz parte do trabalho que a Prefeitura tem realizado a partir da implantação do programa "Mapa da Inclusão", lançado no ano passado. Através do Mapa, a administração municipal está conseguindo identificar onde as pessoas com deficiência vivem no município, qual o tipo de deficiência que possuem e que tipo de serviço público é necessário nas proximidades. Com base nessas informações, a Prefeitura vem buscando levar os serviços mais próximos dessas pessoas, atendendo suas necessidades de forma mais efetiva.

Estrutura

Ao contar sobre os preparativos para a inauguração do local, a coordenadora da CODIPD Cibele Rocha, explicou que a nova sede foi concebida para ser um espaço acolhedor e acessível, pensada para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. “Hoje é, sem dúvida, uma data muito importante para nós. Esse espaço traz a possibilidade de que a gente continue desenvolvendo um trabalho de qualidade para contribuir na vida diária das pessoas com deficiência. E que agora é um espaço acolhedor para elas, queremos que todos se sintam bem-vindos e amparados em nossas instalações”, anunciou Cibele que agradeceu à secretária da SMDIT, Luciane Compiani, a cedência do local para as instalações da Coordenadoria.

A titular da SMDIT, por seu turno, destacou que é uma imensa alegria poder receber a CODIPD no prédio, e que a transformação do local para receber a unidade só foi possível devido à colaboração e empenho de muitos servidores tanto da SMDIT quanto de outras secretarias envolvidos no projeto.

A inauguração do espaço vai possibilitar a ampliação do atendimento que a Coordenadoria já vinha fazendo mesmo sem contar com um espaço próprio. Com o novo local, busca-se ampliar a variedades de serviços disponíveis, como os atendimentos especializados, orientações para inclusão no mercado de trabalho, programas de capacitação e cursos de formação oferecidos pela CODIPD.

Além da coordenadora Cibele, atuarão e atenderão no local a intérprete da Central de Libras da Prefeitura, Maria Sodré e a coordenadora dos projetos da Central e da Coordenadoria, Patrícia Cristina de Frutos Ramirez.

Para Fábio Vieira (o Fabinho), da Associação dos Deficientes Visuais de Rio Grande (ADVIRG), a entrega do equipamento público proporcionará muitos benefícios à população com as mais diversas deficiências no município. “Ganham com a entrega desse equipamento as pessoas com deficiência, seja ela visual, auditiva, motora, entre outras. São elas as maiores beneficiadas. Nós agora vamos poder contar ainda mais com a Coordenadoria para garantir as nossas demandas. Nós certamente iremos propor à CODIPD ainda mais projetos em conjunto para que possamos cada vez avançar no crescimento das pessoas com deficiência visual e outras deficiências em Rio Grande”, afirmou o representante da ADVIRG.

Funcionamento da Central de Libras

Atendimento presencial durante a manhã

Na Central de Libras, a primeira modalidade do atendimento para pessoas surdas será a do atendimento de forma presencial, durante a manhã. Isso significa que a pessoa surda poderá comparecer ao local para receber o atendimento necessário no horário compreendido entre 8h e 12h. Essa iniciativa visa proporcionar um ambiente acolhedor e facilitar a comunicação entre o atendente intérprete de libras e a pessoa surda.

Atendimento por agendamento durante a tarde

Já no turno da tarde, das 13h30 às 17h, o atendimento para pessoas surdas na Central será realizado por meio de agendamentos prévios. Para utilizar o serviço no período da tarde, basta entrar em contato com a Central de Libras por meio do telefone (53) 99945-0256 e agendar o horário.

Atendimento via videochamada pelo WhatsApp

Além do atendimento presencial e por agendamento, há também a opção de receber o atendimento por meio de videochamada pelo WhatsApp no número acima disponibilizado. Essa iniciativa visa ampliar a acessibilidade e facilitar o contato entre a pessoa surda e o atendente. Através dessa ferramenta a Central poderá realizar uma conversa em tempo real e solucionar questões e dúvidas de forma prática e eficaz.

Pranchas de comunicação alternativa

Dentre os recursos do novo espaço, está uma prancha de comunicação alternativa especialmente desenvolvida pelo “Projeto RG ComuniCAA” para o contexto do atendimento do dia a dia da Coordenadoria.

As pranchas de comunicação alternativas consistem num painel que auxilia pessoas com dificuldades na fala ou na comunicação verbal a se expressarem. Ela é contida por símbolos, imagens ou palavras que podem ser apontadas para facilitar a comunicação, sendo desta maneira muito úteis para promover a inclusão e garantir que todos tenham a oportunidade de se comunicar de maneira eficaz.

Uma prancha semelhante à da Coordenadoria será instalada em breve no balneário Cassino, na Av. Rio Grande. E 75 banners destas pranchas serão distribuídos pela Coordenadoria nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande.

Além das autoridades já mencionadas no texto, também participaram da inauguração do espaço representantes da Associação TE’AMO, EMEE Maria Lúcia Luzzardi, Programa de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência, Secretaria de Educação (SMEd) e Secretaria da Saúde (SMS).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.