Seja bem-vindo
Rio Grande,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pelotas inicia revitalização da paisagem verde da cidade

Projeto Plantio Urbano, além de ampliar as áreas arborizadas, identifica os locais e as espécies adequadas para cada espaço público

Rodrigo Chagas
Pelotas inicia revitalização da paisagem verde da cidade

Desde junho deste ano, Pelotas conta com mais de mil novas árvores plantadas em diferentes localidades. A ação, que busca recuperar o passivo arbóreo, melhorar o conforto térmico e tornar a cidade mais verde, é resultado do projeto Plantio Urbano, executado pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA). 

A proposta busca contemplar grandes avenidas, canteiros, calçadas de ruas e áreas públicas, sem desconsiderar as características dos locais, os quais exigem espécies adequadas para cada ponto. Planejamento necessário, segundo o titular da pasta, Eduardo Schaefer, para evitar conflitos com redes elétricas, drenagem, fluxo de veículos e danos ao patrimônio.

O plantio é realizado em novos espaços públicos e, também, contempla a reposição, como em vários trechos da avenida Duque de Caxias. Outras áreas incluídas integram microrregiões do Centro, Baixada, Areal, Recanto de Portugal, Cohabpel, além das orlas do balneário Santo Antônio e do Totó, na avenida Rubens Machado Souto. Até setembro está previsto o plantio de 2.256 mudas de árvores de espécies nativas e exóticas. 

Ainda conforme o secretário, a equipe de Educação Ambiental faz visitas a todas as áreas contempladas com o plantio, explicando aos cidadãos características da espécie plantada na frente das casas. "O padrinho é escolhido por adesão ao projeto e fica incumbido de acompanhar o desenvolvimento da muda, comunicando à Educação Ambiental, por meio de um grupo de WhatsAap, a evolução da mesma, e diante de qualquer ocorrência, fica responsável por acionar a SQA para pronta intervenção", explicou.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.