Seja bem vindo
Rio Grande,17/08/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

Pelotas inicia revitalização da paisagem verde da cidade

Projeto Plantio Urbano, além de ampliar as áreas arborizadas, identifica os locais e as espécies adequadas para cada espaço público

Foto: Rodrigo Chagas
Pelotas inicia revitalização da paisagem verde da cidade


Desde junho deste ano, Pelotas conta com mais de mil novas árvores plantadas em diferentes localidades. A ação, que busca recuperar o passivo arbóreo, melhorar o conforto térmico e tornar a cidade mais verde, é resultado do projeto Plantio Urbano, executado pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA). 

A proposta busca contemplar grandes avenidas, canteiros, calçadas de ruas e áreas públicas, sem desconsiderar as características dos locais, os quais exigem espécies adequadas para cada ponto. Planejamento necessário, segundo o titular da pasta, Eduardo Schaefer, para evitar conflitos com redes elétricas, drenagem, fluxo de veículos e danos ao patrimônio.

O plantio é realizado em novos espaços públicos e, também, contempla a reposição, como em vários trechos da avenida Duque de Caxias. Outras áreas incluídas integram microrregiões do Centro, Baixada, Areal, Recanto de Portugal, Cohabpel, além das orlas do balneário Santo Antônio e do Totó, na avenida Rubens Machado Souto. Até setembro está previsto o plantio de 2.256 mudas de árvores de espécies nativas e exóticas. 

Ainda conforme o secretário, a equipe de Educação Ambiental faz visitas a todas as áreas contempladas com o plantio, explicando aos cidadãos características da espécie plantada na frente das casas. "O padrinho é escolhido por adesão ao projeto e fica incumbido de acompanhar o desenvolvimento da muda, comunicando à Educação Ambiental, por meio de um grupo de WhatsAap, a evolução da mesma, e diante de qualquer ocorrência, fica responsável por acionar a SQA para pronta intervenção", explicou.



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login