Seja bem-vindo
Rio Grande,29/03/2024

• A +
  • A -

Aluno egresso da FURG publica artigo no maior periódico de astrofísica do mundo

Atualmente cursando Doutorado no México, rio-grandino Felipe Vargas desenvolve pesquisas sobre a supernova 2014C

Arquivo Pessoal
Aluno egresso da FURG publica artigo no maior periódico de astrofísica do mundo

Egresso do curso de Física da FURG, o rio-grandino Felipe Vargas publicou artigo referente ao seu tema de pesquisa desenvolvido no Mestrado e, atualmente, em seu Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), naquele que é considerado o melhor periódico de astrofísica do mundo, o Astrophysical Journal.

A pesquisa desenvolvida por Vargas em seu Mestrado, e que teve continuação no Doutorado, rendeu um artigo sobre a supernova 2014C. Neste trabalho, o físico e seus colaboradores usam simulações numéricas sofisticadas para explicar melhor a dinâmica expansiva e energética da supernova em questão e, assim, sugerir um novo método para a classificação destes fenômenos ultra energéticos no universo.

O trabalho de Felipe Vargas foi tão relevante que os editores do periódico agendaram uma entrevista exclusiva para que ele pudesse comentar a publicação. "A American Astronomical Society (AAS) é editora das melhores revistas de astrofísica do mundo, e esse é um reconhecimento bem grande", avalia o pesquisador. O bate-papo ganhou transmissão no YouTube e pode ser conferido aqui.

O artigo publicado no Astrophysical Journal pode ser acessado neste link, em versão em inglês.

O pesquisador Felipe Vargas possui graduação e Mestrado em Física pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG. Iniciou o curso de Engenharia Mecânica em 2010, participando de projetos na área de Física do estado sólido, e transferiu-se para o curso de Física - Bacharelado em 2012, onde continuou atuando na área de matéria rígida. Fez um estágio acadêmico de três semestres na Irlanda, pelo programa Ciência Sem Fronteiras, na National University of Ireland, Maynooth, estudando Astrofísica. Participou de um projeto da missão COrE da European Space Agency (ESA). Sua dissertação de Mestrado foi focada na área das supernovas. Ele tem interesse na grande área da Astrofísica das altas energias, e é membro colaborador do grupo Astrofurg do Imef.