Seja bem-vindo
Rio Grande,16/05/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Prof. Marcelo Dutra da Silva

Rio Grande, a cidade que decidiu inovar para prosperar

Por meio da inovação que redefinimos serviços, produtos e processos.

RIO GRANDE, A CIDADE QUE DECIDIU INOVAR PARA PROSPERAR


Prof. Dr. Marcelo Dutra da Silva

Ecólogo |  dutradasilva@terra.com.br 


Inovar significa criar soluções conscientes por meio de novas ideias. Ao inovar nos permitimos explorar novos propósitos, novas técnicas e estratégias. É por meio da inovação que redefinimos serviços, produtos e processos. Também, as estruturas do modelo de negócios, o comportamento de corporações e o caminho que irá pavimentar novas fronteiras de mercado.

Poucas vezes se tem a oportunidade de presenciar o exato momento em que uma comunidade decide mudar o rumo de sua história, mas isso acabou de acontecer aqui, no último dia 20, quando a cidade do Rio Grande lançou o Grande Pacto pela Inovação. Um esforço de compromisso entre atores da gestão pública, academia, empresários, sociedade civil organizada... Todos unidos por um mesmo objetivo, como pás de uma hélice, que empuxam rumo ao desenvolvimento.

O Pacto pela Inovação da cidade do Rio Grande foi inspirado no Pacto Alegre, que fomenta as iniciativas de inovação na capital gaúcha. Chegou no contexto do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que aqui somou a outra iniciativa do município, o programa Cidade Inovadora.

As diretrizes do projeto foram dadas pelo renomado consultor internacional de inovação, o espanhol Prof. Josep Piqué. No lançamento do dia 20 todas as ideias foram colocadas na mesa, também a identidade visual do Pacto, que traz elementos que remetem à Mandala da Sustentabilidade e as ODS da agenda 2030 da ONU, em uma clara demonstração de preocupação da cidade com o desenvolvimento sustentável, bem como a visão de futuro, de se tornar uma referência internacional em economia azul.

Ao final do lançamento, foi realizada a leitura do manifesto pelo Prof. Artur Gibbon, um dos coordenadores do Pacto:

- As águas voltam a fluir. Os ventos estão na mesma direção e nós olhamos todos para o único lado possível: o futuro. Rio Grande, a nossa cidade das águas, das belezas naturais, da tradição e da cultura volta a abraçar o seu futuro graças a uma união entre todos nós que enxergamos tudo o que esta cidade é capaz de ser. Com inovação e criatividade desenvolveremos Rio Grande de forma justa, inclusiva e responsável. 

- É o momento de nos unirmos, colaborarmos e cocriarmos. Novas ideias nascem e precisamos de pessoas para colocar em prática a essência do que é Rio Grande: o seu povo e a sua força. Cidade pioneira, que também é cidade inovadora. O relógio já começou a contar o tempo da mudança. 

- Com o Grande Pacto vamos colher e concretizar o que muitos já vem plantando. Com a força deste projeto vamos promover a transformação social e econômica da cidade de forma sustentável, fomentando o empreendedorismo e a atração de novos investimentos. Um Grande Pacto para uma cidade que quer ser grande! O momento de criarmos o Rio Grande do futuro é AGORA!”

E os trabalhos foram concluídos com a formação da Mesa Soberana liderada por Piqué e assinatura do documento que formalizou o Grande Pacto do Rio Grande pela inovação. Foi um evento que marcou todos que tiveram presentes e sem dúvida decisório nos rumos da cidade, que nunca mais será a mesma em futuro próximo e próspero.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR
Acompanhantes Goiania