Seja bem-vindo
Rio Grande,05/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lênin Landgraf

Rio Grande e os Campos Neutrais

Os Campos Neutrais cumpriram seu papel durante algum tempo, entretanto com o passar do tempo Portugal concedeu sesmarias em terras neutras.

Rio Grande e os Campos Neutrais

Prof. Me. Lênin Landgraf

Mestre em História (PPGH/UFPel) 

leninplandgraf@hotmail.com 



Rio Grande, a cidade mais antiga do estado, fundada em 1737, possui inúmeros fatos históricos, lendas, contos e tudo mais que uma cidade tão antiga e tradicional pode oferecer. Possuímos a Câmara de Vereadores mais antiga do estado, a Biblioteca mais antiga do estado, a Câmara do Comércio mais antiga do estado e a quarta mais antiga do Brasil, um dos maiores portos do país, a maior praça do interior do estado, o clube de futebol mais antigo do Brasil, inúmeros museus com acervos magníficos e tantas outras entidades pioneiras e com grande destaque. É preciso ter orgulho de Rio Grande. Acontece que, infelizmente, grande maioria dessas narrativas e histórias acabam esquecidas e muitas sequer estão devidamente registradas, cabendo aos mais antigos a preservação e o repasse desta carga histórica as novas gerações. 


Nesse contexto situam-se as conversas que tenho, quase que diariamente, com o Professor João Marinônio Carneiro Lages, que mais parece uma enciclopédia do que um professor. A vida e obra do Professor Lages, que por sinal são espetaculares, ficam para um próximo artigo. Em uma dessas conversas o assunto que veio à tona foi o dos “Campos Neutrais”, tema esquecido pela população da região sul, inclusive por professores de história e historiadores. 

A cidade do Rio Grande, como já dito, foi fundada em 1737, pelos portugueses, sob comando do Brigadeiro José da Silva Paes, inicialmente com o intuito de prestar apoio a Colônia de Sacramento e garantir o controle sobre a Barra do Rio Grande, vital para o acesso ao interior. Acontece que, em 1763 os espanhóis invadiram a cidade, expulsando os lusitanos aqui presentes e tomando para si o controle de Rio Grande. É sabido que a relação luso-espanhol era conturbada, gerando ao longo do tempo diversos conflitos. Após treze anos, em 1776, os portugueses conseguem retomar a cidade do Rio Grande, expulsando, dessa vez, os espanhóis da região. O evento, que ficou conhecido com a Restauração do Rio Grande, foi chefiado pelo General Böhm, marcando um grande triunfo militar para os portugueses. 

No ano seguinte, em 1777, buscando aliviar a constante tensão existente entre os luso-espanhóis, Inglaterra e França intermediam o “Tratado de Santo Ildefonso”. Firmou o tratado, a posse da Colônia de Sacramento para os espanhóis e a soberania de Portugal sobre a margem esquerda do Rio da Prata. Para evitar novos embates militares, são criados os Campos Neutrais, que tratava-se de uma zona neutra, que compreendia a área dos banhados do Taim até o Arroio Chuí e da Lagoa Mirim até o Oceano. Nesse território, nem espanhóis nem portugueses poderiam construir ou ocupar para qualquer fim. Os Campos Neutrais cumpriram seu papel durante algum tempo, entretanto com o passar do tempo Portugal concedeu sesmarias em terras neutras.  

Esse fato histórico, assim como tantos outros acontecidos em nossa região, caiu no esquecimento e sequer é tratado em nossas escolas. Embora pareça redundante, é preciso que valorizemos nossa história. Entretanto, é necessário ainda mais que essa valorização parta de nossas autoridades (prefeito, secretários, vereadores etc.) e seja abraçada pela comunidade.   





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.