Marisa Martins
Lance Tua Rede, São Pedro
“Que São Pedro estenda sua rede de proteção sobre todos os pescadores e ilumine caminho no mar e na terra” Autor desconhecido
“Ah, tua vida tem casos, pescador, tem
casos
E tu me dás caso de tua vida, pescador
Tu vês no escuro, pescador
Tu sabes os nomes dos ventos
Por que ficas tanto tempo olhando o céu sem luar?
Vai, vai, pescador, filho do vento, irmão da aurora”
Vinicius de Moraes
Encontrei pescadores, filhos do vento, irmãos da aurora, pelas águas do Rio Taquari, rio Jacuí, Laguna dos Patos, pelos molhes de Rio Grande, em São José do Norte. Em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, por todo Nordeste. Em Punta del Diablo, no Uruguai, lá estavam cênicas canoas com criativos nomes.
Em Rio Grande, além dos pescadores, encontrei neles a fé em São Pedro, Padroeiro do Município.
Pedro era pescador. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Liderou os 12 apóstolos: Pedro, André, Tiago, João, Filipi, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tadeu, Simão, Tiago ll, Judas Iscariotes.
Considerado primeiro Bispo, significando isso, primeiro Papa da história. Por recrutar fiéis para a igreja católica.
Chamaram-no “Pescador de homens”, à época. Assim, colocaram-no como padroeiro dos pescadores.
Pedro estava no que foi chamada Pesca Milagrosa, no Evangelho, quando palavra de Cristo fez redes encherem-se de peixes, onde nada conseguiam pescar.
Dia 29 de junho encerrou uma semana de homenagens. A data reuniu fiéis pescadores e seguidores, para celebrar translado dos restos mortais de São Pedro e São Paulo para as Catacumbas de São Sebastião, em Roma, no ano 257 DC.
“Ah, pescador, que milagre maior que tua pescaria! Quando lanças tua rede, lanças teu coração com ela, pescador”.
Vão, vão, pescadores, lancem as redes também para pescarem sonhos...
P.S.: Intercedei pelos pescadores, São
Pedro, para que nunca falte sustento e
proteção.






COMENTÁRIOS