Seja bem-vindo
Rio Grande,01/05/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

FURG abre inscrições para formação nacional de professores com uso de dados estatísticos reais

Iniciativa utiliza a tecnologia Estatist.IA para fomentar a interdisciplinaridade e qualificar o ensino brasileiro


FURG abre inscrições para formação nacional de professores com uso de dados estatísticos reais Foto: Divulgação

Até a próxima segunda-feira, 4 de maio, professores de todo o Brasil podem se inscrever para participar de uma formação vinculada ao projeto Estatist.IA, voltado ao planejamento de aulas com base em dados estatísticos reais. A iniciativa, desenvolvida na FURG, busca selecionar docentes de diferentes regiões do país e áreas do conhecimento para trabalhar com a API, disponibilizada no portal eduCAPES.


De acordo com a coordenadora do projeto, Mauren Porciúncula, podem participar professores do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e do ensino médio, independentemente da disciplina. “A proposta é reunir educadores de áreas como matemática, história, geografia, ciências, letras, educação física e artes, por exemplo, para promover diversidade de olhares e fortalecer práticas interdisciplinares no ambiente escolar”, destacou.


Com vagas limitadas e formação certificada, professores terão cinco encontros para aprender sobre a ferramenta e implementá-la nos seus planejamentos pedagógicos. As inscrições devem ser feitas mediante o preenchimento de um formulário disponível neste link.


Ainda segundo Mauren, a tecnologia foi criada para auxiliar professores no planejamento de aulas a partir de dados estatísticos reais, como, por exemplo, informações disponibilizas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, a intenção do projeto é colocar o estudante no centro do processo educacional, trabalhando por meio da perspectiva de interdisciplinaridade na escola básica.


Sobre a iniciativa


Em outubro de 2025, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgou o resultado final do edital nacional InovaEducação, que visava a seleção de soluções inovadoras em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Dos 29 projetos selecionados, o “Estatist.IA: Disseminação de um Assistente Virtual com Inteligência Artificial para o Ensino Interdisciplinar com Dados Estatísticos Reais” foi aprovado em 1º lugar.


A solução desenvolvida na FURG se destaca por propor um assistente virtual capaz de apoiar docentes na criação de práticas pedagógicas interdisciplinares, utilizando dados estatísticos reais e promovendo o letramento estatístico. O projeto está alinhado às demandas contemporâneas da educação, integrando tecnologia, pensamento crítico e protagonismo estudantil.


A proposta foi desenvolvida de forma colaborativa e contou com apoio tecnológico fundamental, incluindo a criação de uma API por estudantes do curso de Sistemas de Informação, em parceria com professores e estudantes do Centro de Ciências Computacionais (C3), além da colaboração de docentes de diferentes áreas do conhecimento, como Educação Física, Biologia, Pedagogia, Geografia, Letras e Artes. “Trata-se de um projeto do Centro de Inovação em Educação Estatística da FURG (ICE), vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), e executado pela equipe de pesquisadores do Grupo Internacional Interdisciplinar em Educação Estatística (Giipee)”, detalha Mauren.


A proposta dialoga diretamente com diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que trata sobre educação de qualidade.


Início das atividades e formato


Com formato remoto, o projeto prevê em seu cronograma cinco encontros, tendo início no dia 21 de maio, com as demais reuniões marcadas para os dias 18 de junho, 13 de agosto e 10 de setembro, com encerramento previsto para 24 de setembro. Em razão do recesso escolar, uma pausa em julho foi inserida no calendário de atividades.


“Com esses encontros fixados dessa forma, a ideia é que os professores possam se apropriar do Estatist.IA para o planejamento das aulas, com tempo para experimentar a ferramenta e utilizar esses planejamentos em suas aulas, para que, em seguida, possam devolver feedbacks sobre a qualidade da ferramenta. Assim nós também poderemos qualificar a API cada vez mais”, comentou Mauren.


A ação é coordenada pelo ICE e conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de pesquisadores e professores de diferentes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR
Acompanhantes Goiania