General Telles é a grande campeã do Carnaval de Pelotas 2026
Também foram vencedoras E.S. Mirim Ramirinho, Bloco Burlesco Candinhas da Cerquinha e as bandas carnavalescas Kibandaço e Dona da Noite (empate técnico)
Foto: Divulgação A Escola de Samba General Telles é a campeã do Grupo Especial do Carnaval de Pelotas 2026. Candinhas da Cerquinha venceu na categoria Blocos Burlescos; Ramirinho foi a vencedora entre as Escolas de Samba Mirins e na categoria das Bandas Carnavalescas houve um empate na pontuação total e, portanto, duas vencedoras: Kibandaço e Dona da Noite. O resultado do Concurso Oficial foi divulgado na tarde desta terça-feira, 17, na Passarela do Samba do bairro Porto, pela Prefeitura de Pelotas, realizadora desta edição, com apoio da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), e foi acompanhado por integrantes de entidades participantes e imprensa local.
Ao todo, 18 entidades carnavalescas participaram dos concursos das quatro categorias. Os jurados foram contratados com base em seus currículos e experiência em julgamentos em outros carnavais de passarela. Apenas uma concorrente extrapolou o tempo máximo destinado ao desfile – o Bloco Burlesco Bruxa da Várzea, que passou em três minutos o tempo regulamentar e por essa razão teve um ponto descontado do somatório total. Todas as concorrentes cumpriram as obrigatoriedades exigidas nos quesitos a serem avaliados.
Grupo Especial
Três Escolas de Samba desfilaram, na noite de domingo (15) e madrugada de segunda-feira (16), na disputa pelo título. Os jurados avaliaram nove quesitos: alegorias e adereços; bateria; comissão de frente; tema-enredo; evolução; fantasias e destaques; mestre-sala e porta-bandeira; samba-enredo e harmonia musical. Cada quesito era avaliado por dois jurados, com nota máxima 10 por quesito, totalizando o máximo de 180 pontos. A campeã General Telles totalizou 179,2 pontos e teve 12 notas 10, nos nove quesitos; em segundo lugar ficou a E.S. Unidos do Fragata, com 178,6 pontos e em terceiro a E.S. Academia do Samba, com 176,6 pontos.
Burlescos
Os Blocos Burlescos desfilaram na primeira noite, sábado (14), e madrugada de domingo (15). Os cinco concorrentes foram avaliados em cinco quesitos: humor; animação; alegorias; adereços e bateria. O B.B. Candinhas da Cerquinha venceu com 99 pontos; em segundo lugar ficou o B.B. Bafo da Onça, com 98,3 pontos e, em terceiro, o B.B. Bruxa da Várzea, que teria resultado com a mesma pontuação do Bafo, mas como perdeu um ponto por extrapolar o tempo regulamentar na Passarela, ficou com 97,3 pontos. A Mafa do Colono ficou na quarta posição, com 96,9 pontos, e a Vaca Louca da Várzea na quinta, com 93,3 pontos.
O empate técnico das bandas
Seis Bandas Carnavalescas desfilaram na noite de segunda-feira (16) e madrugada de terça (17). Elas foram avaliadas em quatro quesitos: harmonia musical; conjunto visual; animação e bateria, com pontuação máxima de 80 pontos. No resultado final, duas concorrentes do certame tiveram a mesma pontuação: 79,9 pontos. Como o contrato desta edição – organizado pela Assecap, com o aval de todas as entidades participantes – não previa critérios de desempate, tanto a Kibandaço quanto a Dona da Noite foram consideradas campeãs. Em segundo lugar ficou a B.C. Entre a Cruz e a Espada, com 78,9 pontos; em terceira colocação, a B.C. Leocádia, com 78,7 pontos. Também concorreram as bandas Explosão (77,9 pontos) e Edu Polvo (77,4 pontos).
Mirins
Na categoria Escolas de Samba Mirins, quatro entidades concorreram ao título na tarde de domingo (15), sendo avaliadas em sete quesitos: alegorias e adereços; bateria; comissão de frente; tema-enredo; fantasias e destaques; mestre-sala e porta-bandeira; e samba-enredo, totalizando um máximo de 140 pontos. A ganhadora foi a E.S.M. Ramirinho, com nota 139; a segunda colocada foi a E.S.M. Mocidade do Simões, com 138,1; em terceiro ficou a E.S.M. Águia de Ouro, que obteve 132,3 pontos, e na quarta colocação a E.S.M. Super Pateta, com 127,2 pontos.
As urnas
As urnas lacradas, contendo as pontuações conferidas pelos jurados, pernoitaram no quartel da Brigada Militar (BM), que as entregou pouco antes de ter início o escrutínio, por volta das 13h30min, diante de representantes da Assecap, imprensa e alguns representantes de entidades carnavalescas. Momentos antes de começar a apuração das notas de cada categoria, a organização convidava um representante de cada entidade concorrente a acompanhar o processo, perto da mesa da apuração.
O desfile das campeãs ocorre na noite desta terça-feira (17), na Passarela do Samba:
*às 20h – Campeã das Escolas de Samba Mirins Ramirinho
*às 21h – Campeã das Bandas Carnavalescas Kibandaço
*às 22h – Campeã das Bandas Carnavalescas Dona da Noite
*às 23h – Campeã do Grupo Especial General Telles
*à 0h – Campeã dos Blocos Burlescos Candinhas da Cerquinha
A ordem de desfile das bandas carnavalescas campeãs foi definida por sorteio, com presença dos presidentes das duas entidades.









COMENTÁRIOS