1ª Marcha para Exu reúne centenas de pessoas em ato contra a intolerância religiosa
Mobilização pública ocupa as ruas de São José do Norte em defesa do respeito, da diversidade e das religiões de matriz africana
Foto: Divulgação São José do Norte sediou, na última sexta-feira, 23, a 1ª Marcha para Exu em Combate à Intolerância Religiosa, ato público que reuniu centenas de pessoas em uma manifestação marcada por respeito, visibilidade e defesa da liberdade religiosa. A iniciativa levou às ruas lideranças religiosas, casas de axé, filhos e filhas de fé, apoiadores e integrantes da comunidade em geral.
A concentração ocorreu em frente à Câmara de Vereadores, na Rua General Osório, nº 575, com saída do cortejo às 20h. A caminhada percorreu vias centrais do município e promoveu uma ocupação pacífica do espaço público, com caráter cultural, simbólico e social.
A Marcha destacou a necessidade de enfrentamento ao racismo religioso e de reconhecimento das religiões de matriz africana como expressões legítimas de fé, cultura e identidade. Exu, orixá ligado aos caminhos, à comunicação e à justiça, orientou simbolicamente o ato como representação de igualdade, diálogo e respeito entre crenças.
O evento contou com a presença da vice-prefeita Vanessa Oliveira, que acompanhou a mobilização ao lado de lideranças religiosas e participantes e, também, da secretária de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), Daiane Pereira. Durante o ato, representantes das casas religiosas aproveitaram a oportunidade para solicitar às autoridades municipais a construção de um monumento em homenagem a Exu, como forma de reconhecimento histórico, cultural e religioso no espaço urbano do município.
A 1ª Marcha para Exu consolidou-se como um marco público em São José do Norte, ao ampliar o debate sobre diversidade religiosa, direitos humanos e convivência respeitosa entre diferentes crenças.





COMENTÁRIOS