Seja bem-vindo
Rio Grande,25/01/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Porto Itapoá, que registrou movimentação expressiva de cargas da União Europeia em 2025, fala sobre o acordo entre Mercosul e o bloco, que deve ser assinado sábado

Esse tratado cria a maior zona de livre comércio do mundo, gerando impactos que vão além do agronegócio, atingindo diversos segmentos da indústria brasileira.


Porto Itapoá, que registrou movimentação expressiva de cargas da União Europeia em 2025, fala sobre o acordo entre Mercosul e o bloco, que deve ser assinado sábado Foto: Divulgação

Com previsão de assinatura para sábado (17), o acordo entre Mercosul e União Europeia prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas, além do estabelecimento de regras e padrões regulatórios, por exemplo. Esse tratado cria a maior zona de livre comércio do mundo, gerando impactos que vão além do agronegócio, atingindo diversos segmentos da indústria brasileira.

 

Quem acompanha de perto as negociações e aguarda a assinatura do acordo é o setor portuário, com expoentes como o Porto Itapoá, em Santa Catarina, que trabalha sobretudo com contêineres.

 

Confira alguns números sobre a movimentação de cargas no Porto Itapoá para o Bloco da União Europeia:

 

As importações para a União Europeia correspondem a cerca de 19% do total movimentado em 2025, que foi de 1,5 milhão de TEUs.

Com relação às importações, a lista de produtos é liderada por: 76% de todos alimentos e bebidas importados que passaram por Itapoá, vieram da UE. Da mesma forma, 27% dos químicos (27%) e 13% de maquinário.

O bloco representa aproximadamente 12% das exportações no Porto Itapoá (dados de 2025). Sendo que 19% dos produtos florestais (madeira, celulose) exportados que passaram por Itapoá foram para a UE.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR