Seja bem-vindo
Rio Grande,25/01/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Deputado Alexandre Lindenmeyer critica ofensiva dos EUA à Venezuela e classifica ação como violação da soberania

Parlamentar gaúcho se manifesta após anúncio de ataques norte-americanos e divulgação de suposta prisão de Nicolás Maduro


Deputado Alexandre Lindenmeyer critica ofensiva dos EUA à Venezuela e classifica ação como violação da soberania Foto: Reprodução

O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) se pronunciou, neste sábado, 03, por meio das redes sociais, sobre a ofensiva militar anunciada pelos Estados Unidos contra a Venezuela e a divulgação, pelo presidente norte-americano Donald Trump, de uma suposta captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro em território do país. Para o parlamentar, trata-se de um episódio “grave e inaceitável”, que ultrapassa disputas políticas internas e atinge diretamente a soberania de uma nação latino-americana.


Em sua manifestação, Lindenmeyer afirmou que os ataques realizados na madrugada configuram uma violação ao direito internacional e retomam uma lógica histórica de intervenções motivadas por interesses econômicos e geopolíticos. Segundo ele, o centro da ofensiva estaria ligado às reservas de petróleo venezuelanas, consideradas as maiores do mundo. “Não se trata de concordar ou não com o governo Maduro. O que está em jogo é o respeito à autodeterminação dos povos”, declarou.


O deputado também criticou o uso da força como instrumento de política externa e defendeu que conflitos internacionais sejam tratados por meio do diálogo e da diplomacia. Para Lindenmeyer, ações desse tipo reabrem um ciclo de instabilidade já conhecido na América Latina, marcado por intervenções militares e ingerências estrangeiras. “Esse caminho já trouxe sofrimento demais ao continente”, afirmou.


O pronunciamento ocorre após Donald Trump publicar, em uma rede social, uma imagem que ele atribui a Nicolás Maduro já sob custódia norte-americana, supostamente em um navio dos Estados Unidos. Na postagem, Trump afirmou que Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, estariam sendo levados para Nova York. Até o momento, não há confirmação independente da veracidade da imagem ou das informações divulgadas pelo presidente norte-americano.


Ainda na madrugada deste sábado, o governo dos Estados Unidos anunciou ataques à Venezuela, com registros de ações aéreas e terrestres que atingiram Caracas e outras cidades do país. As autoridades venezuelanas ainda não divulgaram um balanço oficial sobre os impactos da ofensiva.


Alexandre Lindenmeyer é deputado federal pelo Rio Grande do Sul, filiado ao Partido dos Trabalhadores, e atualmente ocupa a 2ª vice-presidência da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Ex-prefeito de Rio Grande por dois mandatos, o parlamentar tem atuação recorrente em temas ligados ao desenvolvimento regional, políticas sociais e relações internacionais no âmbito do Mercosul.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR