MPRS cumpre mandados em Prefeitura de Santa Vitória do Palmar
Operação “Compadrio” investiga fraudes em licitações e crimes de responsabilidade envolvendo agentes públicos e empresários

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) cumpriu, nesta quinta-feira, 28, mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, nas Secretarias Municipais da Saúde e Fazenda, além de residências e empresas de agentes públicos e empresários investigados. A ação, denominada Operação “Compadrio”, foi autorizada pela Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS.
De acordo com o MPRS, a investigação apura delitos licitatórios e crimes de responsabilidade, envolvendo procedimentos administrativos e negociações consideradas suspeitas. Durante o cumprimento dos mandados, foram recolhidos documentos e equipamentos eletrônicos que servirão de prova no processo.
A operação é conduzida pela promotora de Justiça Mariana de Azambuja Pires, sob coordenação do procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, da Procuradoria da Função Penal Originária (PFPO). Também participaram da ação os promotores de Justiça Karina Bussmann, Heitor Stolf Júnior e Letícia Elsner Pacheco, com apoio de servidores, policiais adidos ao Ministério Público e integrantes do Batalhão da Brigada Militar.
Em nota de esclarecimento, a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar afirmou que a ação do Ministério Público buscou documentações relativas ao esclarecimento de fatos de uma investigação em andamento, que tramita em segredo de justiça há alguns anos. O comunicado destacou que nenhum servidor, agente público ou político foi afastado, e que o município está colaborando integralmente com o procedimento, fornecendo documentos e servidores.
O prefeito André Selayaran Nicoletti assinou a nota, reforçando a confiança de que “os fatos serão esclarecidos da melhor forma”.
COMENTÁRIOS