A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está entre as duas universidades brasileiras eleitas para participar do primeiro ciclo do projeto Lyrasis da Rede Latino-americana para a Ciência Aberta (LA Referencia – Lyrasis). A instituição recebeu o convite por meio da equipe do Repositório Institucional (RI/FURG) que está completando 15 anos neste 2025, ano que marca o cinquentenário do curso de Biblioteconomia. A outra instituição que participa do projeto nesta etapa é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
A partir de ciclos de intervenções, o projeto irá apoiar as instituições para atualizar seu repositório para a versão mais recente e estável do software livre e de código aberto usado para criar e gerenciar repositórios digitais, o DSpace. Isso coloca as instituições participantes na vanguarda das tendências internacionais em bibliotecas acadêmicas.
O projeto busca fortalecer os repositórios de acesso aberto na América Latina, com foco na adoção, atualização e personalização da plataforma DSpace. Para tanto, disponibiliza uma equipe técnica qualificada para mitigar dúvidas e toda a documentação do software traduzida para o português, assim como oportuniza a participação das equipes das instituições em capacitações específicas no processo de migração da versão.
A primeiro reunião ocorreu em 19 de maio, com a participação do coordenador do projeto bibliotecário mestre Arturo Garduño-Magañada; da especialista em documentação para o Dspace, bibliotecária doutora Luciana Mara Silva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); e do especialista no desenvolvimento do Dspace, técnico Jesiel Viana. Pela FURG, estiverem presentes a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Débora Amaral; os técnicos em administração do CGTI Rafael Correia e Rafael Scharamm; e a responsável pela implementação do projeto do Repositório da FURG, desde 2010, a professora do curso de Biblioteconomia, professora Angélica Miranda.
Na ocasião, a bibliotecária Luciana destacou que os repositórios institucionais são fundamentais para as universidades, porque promovem a visibilidade da produção científica, preservam a memória acadêmica, facilitam o acesso aberto ao conhecimento e apoiam avaliações institucionais e de pesquisa, fazendo, cada vez mais, a interlocução com o movimento de ciência aberta e maximizando a notoriedade dos pesquisadores, dos cursos e das instituições.
Sobre a participação da FURG
A professora Angélica Miranda, explica que, na interlocução da Plataforma Sucupira como os Repositórios Institucionais, essa ação colocará a FURG em destaque entre as instituições do Rio Grande do Sul e do Brasil. "O Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passa a coletar dados dos Repositórios Institucionais no que diz respeito às produções científicas relacionadas a pós-graduação. É uma grande oportunidade receber esse apoio para que o RI/FURG esteja com os melhores plugins instalados e a versão mais atualizada do DSpace", afirma.
A professora ressalta que, além da importância do RI para a FURG e toda comunidade acadêmica e científica, ele serve também como um laboratório na formação dos alunos do curso de Biblioteconomia, desde 2010. "Além da disciplina de Repositórios Digitais, diversos discentes atuam como voluntários e bolsistas em todas as etapas. Isto faz com que tenham uma visão diversificada e atual da profissão de bibliotecário", reforça. Atualmente, o RI/FURG conta com dois bolsistas e 15 estudantes voluntários.
Sobre o projeto LA Referencia - Lyrasis
A Rede LA Referencia, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), apoia as estratégias de Acesso Aberto na América Latina por meio de uma plataforma com padrões de interoperabilidade, compartilhamento e visibilidade da produção científica gerada em instituições de ensino superior e pesquisa científica. O projeto LA Referencia - Lyrasis trata-se de uma iniciativa inédita que dará todo suporte necessário para implementar a última versão do DSpace, a 8.1, nas instituições de ensino.
A versão 8.1 permite a criação de páginas personalizadas para cada pesquisador, que poderá reunir as produções intelectuais, orientações, gerando indicadores para avaliação interna e externa. Estas páginas personalizadas integram elementos informativos com vínculo à Plataforma Lattes, identificador Orcid, perfil LinkedIn e ID Scopus.
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